Novo decreto proíbe esportes coletivos e eventos sociais por 14 dias

A Prefeitura de Joinville emitiu na terça-feira (1) o Decreto 40.018, que redefine e prorroga medidas para enfrentamento da pandemia de covid-19. O novo decreto implementa em Joinville, por 14 dias, contados a partir desta quarta-feira (2) de dezembro, a suspensão das seguintes atividades:

– Parques aquáticos e estabelecimentos congêneres.
– Realização de congressos, palestras, seminários, feiras, exposições e eventos sociais (engloba festas e confraternizações realizadas em salões de festas de condomínios e em casas. No caso das residências, a suspensão abrange apenas os eventos que contarem com a participação de pessoas não residentes no domicílio).
– Funcionamento de museus, bibliotecas, cinemas, teatros, casas noturnas, boates, pubs e casas de shows.
– Concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, rios e praças, com exceção da prática de esportes individuais.
– Realização de jogos de futebol recreativo, de treinos e jogos de futsal e de eventos e competições esportivas.

Novas restrições foram estabelecidas para bares, restaurantes, lanchonetes e similares. Foi proibida a realização de apresentações de música ao vivo e a utilização de áreas de recreação infantil. O número máximo de clientes foi limitado a quatro pessoas por mesa (sempre que não for possível manter o distanciamento mínimo de um metro entre os clientes).

Quanto à fiscalização, foi estabelecida a possibilidade de interdição, por 72 horas, dos estabelecimentos que não estejam cumprindo as normas de prevenção da covid-19. Em caso de reincidência, pode ser determinada a interdição por sete dias, e, se houver uma terceira infração, pode haver interdição até o término da situação de emergência.

Por fim, foi prorrogada, por 14 dias, contados a partir de quarta-feira (2), a limitação da permanência de pessoas a 30% da capacidade de público em academias, igrejas, serviços com atendimento presencial ao público, estabelecimentos comerciais, espaços de entretenimento e hotéis.

Situação crítica

O novo decreto leva em consideração o agravamento da pandemia de coronavírus no estado e na cidade. Na terça-feira (1), a Secretaria da Saúde de Joinville confirmou nove mortes, totalizando 393 mortes pela doença desde o início da pandemia. Com elevado número de novos casos por dia, a ocupação dos leitos chegou a um patamar preocupante: 91%.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura