Revisão do plano viário de Joinville tem primeira audiência marcada

Estão abertas, até 9 de dezembro, as inscrições para a 1ª Audiência Pública de Revisão do Plano Viário de Joinville. O evento, que ocorrerá de forma virtual, será no dia 10 de dezembro, das 18h30 às 21h30. O limite é de 500 participantes e a inscrição pode ser realizada no site da Prefeitura.

O Plano Viário vigente em Joinville é fruto do Plano Diretor Municipal de 1973, tendo sofrido apenas alterações superficiais ao longo dos anos. Não sendo mais capaz de abranger todo o território e nem de atender as necessidades da população, a revisão dele tornou-se uma prioridade, segundo a Prefeitura.

O processo de revisão do Plano Viário está sendo conduzido pela Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), com o apoio da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), que contratou o Consórcio Nippon Koei LAC e TIS para a tarefa.

Segundo o secretário da Sepud, Rafael Bendo, o objetivo da Audiência Pública é discutir o cenário base da mobilidade no município. “Agora é o momento de levantar as demandas e os principais gargalos para depois propor as soluções”, explicou Bendo.

A primeira fase da revisão do Plano Viário de Joinville foi o diagnóstico, que entregou relatórios com contagens de veículos, ciclistas e pedestres, além de pesquisa origem-destino, buscando entender o comportamento e características dos deslocamentos na cidade.

Depois de identificar os problemas e dados de mobilidade da cidade, será desenvolvido um modelo com os cenários das possíveis soluções. A fase final será composta de detalhamento e plano de ação para elaboração dos projetos necessários para a cidade. Antes da consolidação do plano, ocorrerá uma audiência pública final.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Cedida por Eberson Theodoro
Informações: Prefeitura