Senai Joinville terá centro de formação em metalurgia e fundição

O Senai Joinville apresentou na quarta-feira (25) o projeto para a instalação do centro de formação na área da metalurgia e fundição na Unidade Norte. Em reunião, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e pela Associação Brasileira de Fundição (Abifa), o Senai apresentou a estrutura que está sendo ampliada para abrigar o centro.

Evair Oenning, vice-presidente da Fiesc Regional Norte Nordeste, mostrou dados que tornam o Senai Joinville apto a ampliar a sua estrutura para a oferta de cursos de qualificação profissional. “Atualmente somos responsáveis por 41% dos cursos técnicos oferecidos pelo mercado local. O setor de fundição necessita de cursos específicos atualizados e capital humano para atender à indústria da região”, explicou.

Os dados foram complementados por Fabrizio Machado Pereira, diretor regional do Senai/SC, que justificam a criação do projeto. Joinville emprega 95 mil pessoas na indústria, sendo 24 mil na área de metalurgia/fundição. “O que nos trouxe até aqui não nos garante êxito no futuro. Estamos começando um novo capítulo na formação de profissionais para essa área”, assinalou.

O Centro de Formação em Metalurgia e Fundição deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano. A área de 300 m² irá contar com laboratórios e equipamentos para a realização de todos os cursos oferecidos pela instituição na área de metalurgia. A matriz curricular dos cursos foi formatada para atender às atuais necessidades das indústrias, com conteúdos voltados também para automação e a indústria 4.0, um dos diferenciais dos cursos. A implantação do centro contará ainda com parceria de empresas do setor, apoiadoras do projeto.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Senai Joinville