Curso de formação de soldados da PMSC ganha disciplina de Libras

Foi realizada na tarde de quarta-feira (25) a aula inaugural da disciplina de Libras do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Dada pela primeira vez em um curso de formação militar, a aula foi proferida pelo coordenador do Departamento de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Deonísio Schmitt. Ela foi transmitida para todos os 18 pelotões do CFSD 2020.

A PMSC, por meio da Diretoria de Instrução e Ensino, iniciou as tratativas para promoção da disciplina no curso desde meados de agosto. A parceria firmada entre o Departamento de Libras da UFSC, a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de São José e a PMSC já existia desde 2019.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, o projeto é muito importante para a formação dos novos policiais. “Apesar da pandemia, pensou-se em expandir essa importante qualificação também aos alunos soldados em formação. A forma de ministrar a disciplina por EaD, com 30 horas de aula no total, atende totalmente ao que precisamos no plano de ensino do curso do CFSd”, afirmou.

O diretor-geral da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Fábio José Martins, disse que a estrutura do novo curso inaugurado foi pensada para atender às demandas mais urgentes e situações mais corriqueiras envolvendo pessoas surdas e a PMSC. Desta forma, a abordagem a pé em pessoa surda; a abordagem de fiscalização de trânsito em pessoa surda; a abordagem veicular a pessoa surda em operação de barreira ou em situação de suspeição, e a abordagem a pessoa surda no curso de busca domiciliar foram escolhidas como os principais a serem ministrados.


Edição: Felipe Silveira
Foto: PMSC
Informações: Governo de SC