Vereadores repudiam ameaças a Ana Lucia Martins e Alisson Julio

Os atuais vereadores de Joinville publicaram uma nota de repúdio às ameaças sofridas pelos vereadores eleitos Ana Lucia Martins (PT) e Alisson Julio (Novo), reveladas na quarta-feira passada (18) e na segunda-feira (23). “Em 2020, como em qualquer tempo, não deve haver espaço para a intolerância, seja em Joinville ou em qualquer lugar”, registra o documento do legislativo municipal.

Primeira mulher negra eleita ao legislativo municipal, Ana Lucia Martins sofreu ataques de cunho racista desde a noite de domingo (15), quando foram anunciados os novos eleitos. Um dos ataques, anônimo, foi uma ameaça de morte, denunciada pela vereadora eleita na quarta-feira (18). O caso repercutiu nacionalmente a polícia encontrou o autor da ameaça no sábado. Ele alegou esquizofrenia e vai responder processo judicial.

No domingo (22), a vereadora petista voltou a receber novas ameaças, mas agora, ao que tudo indica, de outro grupo. Pelo conteúdo dos e-mails e pela assinatura, os ataques são de autoria de um grupo neonazista e misógino de atuação nacional. Os e-mails, com graves ameaças e pesados xingamentos à Ana Lucia, foram encaminhados com cópia para jornalistas, para a OAB e para o próprio Alisson Julio (Novo), vereador mais votado de Santa Catarina que havia manifestado solidariedade à vereadora na semana anterior.

As primeiras ameaças de domingo à Ana Lucia não incluíam ameaças a Alisson Julio, mas diziam para não avisar para a polícia. Como Alisson avisou, os criminosos enviaram novos e-mails com ameaças, xingamentos e discriminação a Alisson, que é o primeiro cadeirante eleito à CVJ.

O PT, que sofreu ataques de cunho e de gênero em todo o país, incluindo o assassinato de uma candidata no Pará, acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Procuradoria Geral da República (PGR). O partido solicita medidas de segurança à vereadora. O Novo expressou repudio às ameaças.

NOTA DE REPÚDIO DA CVJ

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Claudio Aragão, em nome de todos os vereadores, repudia veementemente as ameaças, discriminação, e preconceito que sofreram os vereadores eleitos Ana Lúcia Martins e Alisson Endi Julio, desde 15 de novembro, data da eleição para a 19ª Legislatura desta Casa de Leis.

Joinville é conhecida por ser uma cidade construída por pessoas que vieram de diversos lugares. Conhecer a história do nosso município é saber que muitas etnias contribuíram para o nosso desenvolvimento.

Em 2020, como em qualquer tempo, não deve haver espaço para a intolerância, seja em Joinville ou em qualquer lugar. Esse tipo de prática deve ser combatida, e os responsáveis, punidos.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Mauro Arthur Schlieck/CVJ
Informações: CVJ