Empreendimento joinvilense concorre a prêmio de arquitetura

Joinville está na final de um dos principais concursos de arquitetura e decoração de Santa Catarina. A Convisa Construtora e Incorporadora disputa o primeiro lugar na categoria Projeto Arquitetônico Comercial Externo do Concurso Técnico Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) 2020. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (20).

O empreendimento finalista é o Eusébio Corporate Center, que foi inaugurado em abril deste ano na Rua Euzébio de Queiroz, no bairro Atiradores. Trata-se do primeiro prédio comercial da construtora, cuja concepção arquitetônica ficou a cargo da Estúdio Vertical Arquitetura e, a construção, em parceria com a Eza Administradora de Bens. O edifício comercial tem seis andares e 2.898 metros quadrados de área construída.

Uma das motivações iniciais para a concepção do projeto foi a busca por identidade e singularidade. Com uma arquitetura forte e elegante, o edifício já impressiona em sua entrada principal, no térreo, promovendo uma conexão natural entre o espaço da cidade e o de escritórios. Na fachada frontal, o prédio traz um aspecto bruto e, ao mesmo tempo, refinado, oferecendo um belo contraste com edifícios adjacentes. Na fachada lateral, brises horizontais reforçam a geometria com sombras, luzes e reflexos e ainda controlam a insolação, permitindo ao usuário uma vista permanente para a cidade.

O prédio traz ainda um elemento horizontal na cobertura denominado de asa, o qual destaca o terraço de lazer e deixa mais evidente os vãos estruturais de 7,50 metros de largura adotados em todo o projeto. Aliás, os vãos estruturais e a laje protendida permitiram ao edifício ter uma planta livre e capacidade uniforme de sobrecarga. Dessa forma, ele se adapta a qualquer uso e fica sustentável ao longo do tempo. Já o projeto de interiores dos espaços comuns segue a modernidade do exterior, desde a paleta de cores até os materiais e mobiliário usados.

Instituído em 2016, o Concurso Técnico NCD é um projeto de cunho sócio cultural que tem como objetivo valorizar os trabalhos realizados por profissionais de arquitetura, design, paisagismo, engenharia e decoração, além de estudantes de instituições de ensino de Santa Catarina.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Ronaldo Azambuja/Divulgação
Informações: Assessoria