Darci de Matos acusa deputado federal do Novo de espalhar fake news

Darci de Matos (PSD) convocou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20) para apontar o deputado federal Gilson Marques (Novo) como autor — ou principal propagador — de fake news contra ele. Segundo o deputado federal que concorre à prefeitura de Joinville, partiu do gabinete de seu colega de Congresso um vídeo difamatório com objetivo eleitoral.

“Minha atenta equipe buscou, através de uma ferramenta de combate a notícias falsas, a origem deste vídeo. O que foi descoberto me deixou atordoado e chocado”, afirma Darci de Matos.

Segundo Darci, um vídeo “com uma montagem grosseira” foi produzido e disseminado por Guilherme Noronha, servidor da Câmara de Deputados lotado no gabinete de Gilson Marques. Para o joinvilense, se provado o uso de local de trabalho e de equipamentos públicos, fica configurado o crime eleitoral. Cabe lembrar que a acusação de Darci também carece de provas.

O candidato de Joinville afirma já ter protocolado a denúncia e solicitado investigação na Justiça Eleitoral, na Polícia Federal, no Ministério Público Federal e no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal. ” Estarei denunciando o seu comportamento no Conselho de Ética, pedindo a cassação do seu mandato”, disse Darci.

Darci de Matos (PSD) enfrenta Adriano Silva (Novo) no segundo turno da eleição joinvilense. Para o pessedista, a divulgação do vídeo tem objetivos eleitorais. Para a assessoria de Adriano Silva, trata-se apenas de um factoide.


Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria de Darci de Matos