Conselho das Entidades recebe secretário da Saúde

Na manhã de quinta-feira (19), o Conselho das Entidades recebeu o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues. O grupo, formado pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), realizou o encontro online.

Jean apresentou o panorama do município no enfrentamento ao avanço de novos casos de covid-19. Segundo ele, a gestão optou por não fechar os estabelecimentos, apenas restringir a capacidade de atendimento em 30%.

“Observamos que as pessoas estão desrespeitando as orientações e realizando festas de família, encontros entre amigos, sem utilização de máscaras e outras medidas necessárias. Por isso, vamos intensificar a fiscalização e o monitoramento. Precisamos de um esforço conjunto para que as ações surtam efeito”.

O secretário pediu o auxílio das entidades para conscientizar as empresas e seus funcionários. “Temos feito um grande esforço para manter tudo aberto e funcionando. Se cada um não fizer a sua parte, não teremos estrutura hospitalar para atender todos”, ressaltou.

Luiz Henrique Melo, coordenador do Centro de Triagem de Joinville, reforçou que os cuidados que são seguidos dentro das empresas, devem ser levados para as casas dos colaboradores. “A utilização de máscaras, álcool gel e distanciamento social são as melhores formas de prevenção”, afirmou. O médico infectologista Marcelo Mulazani complementou: “O desconforto de usar a máscara é transitório. Mas esse desconforto individual não pode estar acima do sofrimento de uma família que perdeu alguém”.

Durante o encontro, o Conselho das Entidades firmou o compromisso de orientar seus associados e a comunidade a seguirem as orientações da Secretaria da Saúde, com o objetivo de diminuir a propagação da doença no município.

“A proteção à vida vem em primeiro lugar e o momento exige muita cautela, foco e disciplina para frear os atuais índices de contaminação do novo coronavírus. Temos a missão de informar e orientar os colaboradores das nossas empresas para que todos percebam a importância de cumprir os protocolos de segurança à saúde tanto no ambiente de trabalho quanto nos momentos de folga, no convívio familiar”, disse Marco Antonio Corsini, presidente da Acij.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo de Jean Rodrigues da Silva
Informações: Ajorpeme