Ivandro de Souza e Podemos indicam voto em Adriano Silva

Quinto colocado na eleição municipal de Joinville, após receber 15.195 votos (5,75%), Ivandro de Souza (Podemos) indica o voto em Adriano Silva (Novo) neste segundo turno. O candidato do Novo enfrenta Darci de Matos (PSD). A posição foi tomada em reunião do partido, na noite de quarta-feira (18).

Para Ivandro, o grande vencedor de 2020 foi o “Não”, já que, dos 403 mil eleitores aptos, mais de 100 mil não compareceram e 37 mil anularam ou votaram em branco. “Para termos uma ideia do tamanho desse NÃO, os votos dos dois primeiros colocados somados perdem para quem se negou a votar em qualquer um!”, registra o texto.

A nota é assinada por Ivandro de Souza, pelo presidente municipal da sigla, Cleonir Branco, e pelo vereador eleito Brandel Junior. O texto, que traz uma reflexão do Podemos sobre o processo e celebra a eleição do parlamentar, termina com a indicação de voto para o segundo turno.

Segundo a nota, “o projeto liderado por Darci de Matos e seu ‘ajuntamento’ partidário não representa a renovação que a população quer” e, por isso, o partido decidiu “apoiar a possibilidade real de mudança” no projeto liderado por Adriano Silva.

Novo publica nota sobre apoios

Na manhã desta quinta-feira (19), o partido Novo publicou uma nota sobre boatos e fake news acerca de coligações. “O Partido Novo tem princípios muito claros e um deles é não fazer coligações com partidos que usam fundo eleitoral e partidário, e isso, exclui todos os demais. O posicionamento é claro: o partido Novo não fará coligações nas eleições municipais de Joinville, muito menos troca de favores. Inclusive todos os cargos comissionados da prefeitura serão contratados com processo de recrutamento e seleção”, registra trecho do texto.

Segundo a nota, é falsa a informação de que o candidato teria se reunido com o atual prefeito, que teria feito reuniões com secretários e teria firmado apoios. “Em relação às declarações de voto e apoio que vem recebendo, os candidatos a prefeito e vice do Novo agradecem e lembram que essas manifestações são livres e bem-vindas, sejam por parte de cidadãos ou políticos”, finaliza.

Nota do Podemos

Eleições 2020: o vencedor, seus ensinamentos e o posicionamento do Podemos.

Abertas as urnas, contados os votos, temos o grande vencedor de 2020 em Joinville: o NÃO!
Dos 403.526 eleitores aptos a votarem, mais de 100 mil simplesmente NÃO compareceram. E daqueles que saíram de casa, mais de 37 mil foram lá para dizerem NÃO em forma de votos brancos ou nulos.

Para termos uma ideia do tamanho desse NÃO, os votos dos dois primeiros colocados somados perdem para quem se negou a votar em qualquer um!

Este é o resultado de uma eleição fria, distante, com muita propaganda nas tvs e redes sociais e pouca conversa olho no olho das pessoas. É fundamental entendermos este recado alto e claro da população. O modelo político-eleitoral se esgotou.

O engajamento do passado, deu lugar ao desalento, chegando ao limite do pior dos sentimentos, a indiferença. Eram 15 candidatos, percorrendo todo o espectro ideológico, da extrema esquerda até a extrema direita. E mesmo assim, o eleitor preferiu dizer NÃO!

O vencedor de direito terá que ratificar esta posição em sua atuação de fato. É nosso dever continuarmos presentes nos debates e ações do próximo prefeito, fiscalizando seu trabalho, cobrando seus compromissos e apoiando suas decisões se entendermos serem verdadeiramente em prol da cidade. Só assim, começaremos a mudar um conceito generalizado que já criou raízes no imaginário das pessoas: “eles só aparecem de 4 em 4 anos pra pedir voto”.

Nós, que fizemos uma campanha séria, honesta, baseada em propostas inovadoras e viáveis, continuaremos presentes no dia a dia de Joinville. Nós entendemos e aceitamos o forte posicionamento da população, sabemos qual é o nosso dever e viemos para ficar!

Dentro deste complexo contexto, estamos diante, neste 2º turno, de uma escolha entre uma certeza e uma possibilidade. O Podemos de Joinville, cujo candidato a prefeito, Ivandro de Souza recebeu 15.195 votos de confiança do eleitorado joinvilense, e sua nominata outros 9.724, elegendo o vereador Brandel Junior, tem a certeza que o projeto liderado por Darci de Matos e seu “ajuntamento” partidário, não representa a renovação que a população quer. Por isso, o Podemos, reunido democraticamente, decidiu por maioria absoluta em apoiar a possibilidade real de mudança, no projeto liderado por Adriano Silva. Entre a certeza e a possibilidade, não hesitamos em seguirmos pelo caminho da esperança.

Somos otimistas e seremos ainda mais vigilantes. Apoiaremos todas as ações que façam o bem para a nossa cidade. Podem contar conosco, acima dos interesses pessoais ou partidários.

Mãos à obra, Joinville!

Joinville, 19 de novembro de 2020


Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria