Alisson Julio faz segunda maior votação da história da câmara de Joinville

Alisson Julio (Novo) foi o político mais votado da eleição proporcional de Joinville em 2020. Com 9.574 votos, ficou na segunda posição do ranking histórico, atrás apenas de Fernando Krelling (MDB). Em 2016, o deputado estadual que neste ano tentou se eleger prefeito recebeu 10.523 votos, superando os 8.540 votos de Patrício Destro em 2012.

Embalado pela “onda laranja” movida pelo candidato a prefeito Adriano Silva (Novo) — que chegou ao segundo turno desbancando políticos tradicionais e o próprio Fernando Krelling (segundo nas pesquisas e terceiro na eleição) —, Alisson Julio chamou a atenção com uma campanha criativa. Nas redes sociais, criou o quadro “Política em 30 segundos”, em que abordava um tema rapidamente e marcava posição. É apenas um exemplo das ideias utilizadas para chamar a atenção.

Alisson Julio chega à Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) em sua segunda tentativa. A primeira foi pela Rede, em 2016. Depois disso teve uma passagem pelo Podemos, pelo qual concorreu à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em 2018. Segundo o vereador eleito, o Podemos foi escolhido porque o Novo ainda não existia na cidade. Na tentativa ao parlamento estadual, fez mais de 10 mil votos.

Portador de Amiotrofia Muscular Espinhal (AME), Alisson é cadeirante. A acessibilidade é um dos temas mais abordados pelo novo vereador, que viu a família lutar pela inclusão das Pessoas com Deficiência (PCD). A história da família foi contada recentemente em um livro lançado pelo pai de Alisson, Wilmar Julio. O futuro parlamentar também fala de temas ligados ao ideário do partido.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Redes Sociais de Alisson Julio