Secretaria da Saúde de Joinville fiscalizará locais de votação

Neste domingo (15), a Secretaria da Saúde de Joinville, por meio da Vigilância Sanitária, vai realizar fiscalização nos locais de votação no município. Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Joinville, Edilaine Pasquali, o foco da ação é averiguar se está sendo respeitado o distanciamento nas filas e, dentro das seções eleitorais, fiscalizar a utilização do álcool em gel e o uso das canetas, que devem ser levadas de casa ou higienizadas entre um uso e outro.

“Também faremos a verificação se os mesários estão treinados e praticando os cuidados necessários para a segurança sanitária”, informa Edilaine.

As denúncias sobre descumprimentos das normas sanitárias vigentes de prevenção e combate à covid-19 devem ser encaminhadas à Polícia Militar.

Importante: eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com a doença nos 14 dias anteriores à data da eleição não devem comparecer à votação, sendo permitida a posterior justificativa da ausência de voto por esse motivo.

Cuidados

– Se tiver febre, não saia de casa.
– Se tiver sintomas da covid-19, procure atendimento médico na UPA Leste, localizada no bairro Aventureiro (rua Mafalda Laurindo, 262, no bairro Aventureiro)
– Se realizou teste PCR e está aguardando resultado, mantenha o isolamento
– No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.
– Mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão.
– Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos no chão).
– Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.
– Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.
– Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta, sempre cobrindo o nariz e a boca, corretamente.
– Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.
– Importante levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
– Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância.
– Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.
– Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.