JEC leva virada, perde para o São Luiz e deixa G-4 da Série D

O JEC conheceu a quarta derrota no Brasileirão da Série D. Mesmo saindo na frente neste sábado (14), o Tricolor viu o São Luiz virar a partida e saiu derrotado pelo placar de 2 a 1. Os gols marcados no estádio 19 de Outubro foram de Lucas de Sá, para o lado joinvilense, e Paulinho (2x) para o time gaúcho.

Mesmo com sete desfalques, o Joinville saiu na frente no primeiro tempo, mas tomou o empate sete minutos após abrir o placar. Além de tomar o empate, a equipe desperdiçou várias chances com Romarinho. No segundo tempo, o time levou pressão e tomou a virada. Com o resultado, o JEC sai do G-4 do grupo A8 faltando somente duas rodadas para o fim da primeira fase.

Primeiro tempo

A partida começou com o São Luiz buscando a primeira vitória dentro de casa no campeonato. Aos 4 minutos, Fernando recebeu dentro da área e chutou forte de perna esquerda. Dalberson fez ótima defesa. Parecia que o Joinville demoraria para entrar na partida, mas só parecia.

Aos 12. Kadu encontrou Diego nas costas da zaga pelo lado esquerdo. O camisa 10 cruzou e Lucas de Sá chegou batendo de perna esquerda para abrir o placar. 1 a 0. Logo no lance seguinte, o time teve a oportunidade de ampliar com Romarinho, mas o atacante foi travado na hora do chute.

Mesmo atrás do placar, a equipe gaúcha não se intimidou e buscou o empate. Em contra-ataque puxado, aos 19 minutos, Paulinho tocou para Matheus Lagoa no lado direito e correu para a área. Matheus cruzou e a zaga tirou para dentro da área. A bola sobrou Paulinho chutar e empatar a partida. 1 a 1.

Após o empate, a partida ficou aberta e com às duas equipes buscando o segundo gol. O Joinville trocava passes e buscava espaços na defesa adversária. Aos 38, após grande jogada, Luquinhas tocou para Romarinho na cara do gol. O camisa 9 tentou encobrir o goleiro Rafael, mas chutou fraco e não assustou.

Mesmo chegando perto do fim do primeiro tempo, os dois times buscavam abrir vantagem antes do intervalo. Aos 43, Itaqui cobrou falta direto para o gol e obrigou Dalberson a praticar boa defesa. Três minutos depois, o JEC teve a última oportunidade do primeiro tempo com Romarinho, tentando uma bicicleta, mas sem sucesso.

Segundo tempo

A segunda etapa começou como a primeira, com o São Luiz tendo a primeira oportunidade. Logo aos 40 segundos, Fernando cruzou para Itaqui cabecear. Dalberson praticou outra ótima defesa, mas o lance já tinha sido parado pelo bandeirinha, que pegou impedimento do jogador da equipe gaúcha.

A resposta do JEC veio aos seis minutos. Romarinho recebeu mais uma bola de Luquinhas pelo lado direito e chutou. Rafael fez a defesa. Dois minutos depois o técnico Fabinho Santos teve que realizar a primeira mexida. Braga saiu machucado para a entrada de Kaynan.

Mesmo chegando mais no ataque, o São Luiz não conseguia marcar e quem assustou foi o Joinville. Aos 14, Lucas de Sá recebeu ótimo lançamento dentro da área e balançou as redes, mas o jogador estava impedido e o gol não valeu. Após o gol invalidado, o tricolor continuava no ataque e trocava bons passes. Aos 18, Romarinho (de novo) chutou, a bola desviou, beijou a trave e foi para fora.

Querendo a vitória, o técnico Fabinho colocou os atacantes Adriano e Chrystian no lugar de Luquinhas e Lucas de Sá no jogo. Mesmo com as mudanças, quem pressionava era o São Luiz. O time do Rio Grande do Sul cruzava várias bolas e obrigou Dalberson a praticar vários milagres. Mas aos 36 minutos, o goleiro não segurou o chute de fora da área e deu rebote. Paulinho apareceu livre na área para fazer o segundo dele e a virada do São Luiz. 2 a 1.

Atrás do placar, o time de Santa Catarina foi para cima e deixou o campo aberto para o São Luiz. Em contra-ataque, Tássio chutou de longe e a bola parou na trave. No rebote, Matheus Lagoa chutou para fora. O jogo ficou mais aberto do que nunca, com às duas equipes se lançando ao ataque. Mas nenhuma das duas conseguiu marcar e o jogo acabou com vitória do time gaúcho.

E agora?

Com o revés, o Coelho caiu para o sexto lugar do grupo A8, com 16 pontos. Com os três pontos somados, o São Luiz fica na quinta posição com 17. A próxima partida do Joinville acontece no próximo sábado (21), contra o Marcílio Dias, às 17 horas, na Arena Joinville. Será o penúltimo jogo da equipe na primeira fase da competição nacional.

Ficha técnica

Gols

Lucas de Sá (JEC) aos 12’ 1T
Paulinho (São Luiz) aos 19’ 1T e aos 36’ 2T

JEC

Dalberson; Renan Guedes, Jaques, Fernando e Kadu; Braga (Kaynan), Caio Mello e Diego; Lucas de Sá (Chrystian), Luquinhas (Adriano) e Romarinho.

São Luiz

Rafael Robalo; Geovane (Itaqui), Júnior Alves, Sílvio e Gabriel Araújo (Jadson); Rafael Jataí, Paulinho Santos e Fernando (Wagner); Juba (Jhonatan), Hugo Almeida (Tássio) e Matheus Lagoa


Texto: Bernardo Gonçalves
Foto: Vitor Forcellini/JEC