Joinville vacina apenas 63,7% das crianças contra a poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, já estendida pelo governo estadual pelo baixo desempenho no alcance das metas, acaba nesta sexta-feira (13). Mesmo assim, Joinville só conseguiu bater 63,73% da meta estipulada, o que significa que 10.293 crianças ainda não receberam as gotinhas.

A vacina é fundamental para manter o vírus causador da paralisia infantil extinto no país. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990. Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças que tenham entre um e até cinco anos de idade para tomar a vacina devem procurar uma das 58 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Campanha de multivacinação

A campanha de multivacinação, que tem como objetivo atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes que tenham até 15 anos, também acaba nesta sexta-feira (13). “Pedimos aos pais e responsáveis que acompanhem seus filhos até uma unidade de saúde, com a carteirinha, para verificar se o esquema vacinal da criança ou do adolescente está completo”, reforça a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber.

Desde o início da campanha, foram vacinados 31.236 bebês, crianças e adolescentes na multivacinação. Estão sendo oferecidas as vacinas: BCG, Febre Amarela, Meningocócica ACWY, Poliomielite, Varicela, DTP, Hepatite A, Meningocócica C, Rotavírus, dTpa, Hepatite B, Pentavalente, Tetra Viral, dT, HPV Quadrivalente, Pneumocócica 10, Tríplice Viral.


Edição: Fernando Costa
Foto: MPMS
Informações: Prefeitura de Joinville