Especial: Os vices como você nunca viu

Por Felipe Silveira

A essa altura do campeonato, o leitor e a leitora já deve conhecer quase todos os 15 candidatos e candidatas à Prefeitura de Joinville. Eles aparecem constantemente na TV e no rádio, participam de debates e dão entrevistas diárias aos meios de comunicação, além de aparecer em reuniões comunitárias, em carreatas e nas redes sociais. Não faltam material sobre os candidatos. Mas, até mesmo pela quantidade, alguns personagens importantes de uma eleição têm ficado de lado: os vices.

E eles estão em alta. Santa Catarina tem sido governada por Daniela Reinerh, a vice de Carlos Moisés. Joe Biden, o presidente eleito dos Estados Unidos na semana passada, foi vice de Barack Obama durante oito anos. O Brasil foi governado por um vice que reclamou ser decorativo e chegou ao poder após um “grande acordo nacional”. A função também marca a história no país, com Jango e Itamar. São muitos os exemplos da importância do cargo.

Além disso, o vice é a primeira grande escolha do candidato. Na escolha do ou da vice já estão indicadas a maneira como o candidato pensa, a articulação partidária e a forma como se organiza. E também o senso de responsabilidade, pois o vice pode se o mandatário municipal de fato. E este é um dos motivos da dedicação para contar quem eles são, qual é a história de cada um com a cidade e o que propõe para o futuro. E, claro, cada um traz uma visão diferente sobre cada candidatura.

O Mirante pede licença para contar essas histórias em primeira pessoa, pelas palavras do editor e repórter Felipe Silveira. Também é uma forma de explicar aos leitores e leitores quem somos, pelo menos em parte, de deixar clara nossa visão de mundo e nossa forma de fazer jornalismo em um momento tão importante da democracia.

De segunda à sábado, vamos publicar o perfil dos candidatos e candidatas a vice. Cada texto também traz uma visão sobre a cidade e a política, e esperamos que contribua para o melhor entendimento das cidadãs e cidadãos sobre o local onde moram e o momento político em que vivem. Todos os textos serão linkados abaixo à medida que forem divulgados. Esperamos que gostem e, se gostarem, curtam, comentem e compartilhem.

Perfis publicados

Rejane Gambin aposta em visão de raio-x para identificar problemas e soluções

Política no sangue e sobrenome tornam Rodrigo Fachini um vice de peso

Derian Campos é o estrategista político em busca de um mandato

Antonia Grigol é uma ponte que leva à reconstrução local do PT

Multitarefas, Adilson Caetano Buzzi quer integrar as diferentes Joinvilles

Sérgio Duprat é o conselheiro que quer promover participação popular

Comunista de verdade, Chico Aviz usa as eleições para denunciar o sistema capitalista

Rosane Bonessi é muricysta: “Aqui é trabalho, meu filho!”

Líder após tragédia, Angélica Ponciano quer representar as comunidades

Ricardo Lautert quer a cidade governada por conselhos populares

Luiz Bittencourte é o centro na busca constante por resultados

Por que não entrevistei quatro vices para o especial?