Confira a agenda da Semana Lixo Zero nesta segunda e terça-feira

Compostagem, dicas de como diminuir a geração de resíduos, debate sobre políticas públicas e orientações sobre saúde e sustentabilidade são alguns dos temas das atividades na agenda da 7ª Semana Lixo Zero Joinville desta segunda (26) e terça-feira (27).

A maioria será transmitida pela internet. Para participar de alguns eventos é necessário fazer inscrição prévia. As inscrições são gratuitas. Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site da semana, pela página Joinville Lixo Zero no Facebook e, ainda, pelas redes sociais da Rastro Sustentabilidade, organizadora do evento.

A Semana Lixo Zero é realizada em mais de 100 cidades brasileiras de todas as regiões do país, a Semana é idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil para mostrar na prática como adotar o conceito que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Há 7 anos, a Semana é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade, em parceria com diversas instituições, organizações, empresas e voluntários. Nesse período, foram organizadas 513 ações, que reuniram mais de 25 mil participantes e resultaram em 18 toneladas de resíduos encaminhadas corretamente. No total, as ações envolveram 696 instituições e 535 voluntários.

Programação da segunda-feira (26)

14 às 18 horas
Limpeza Urbana: Projeto Reciclar Joinville

O Programa Institucional Reciclar, da Univille, participa da Semana Lixo Zero com a limpeza de algumas ruas do Centro de Joinville. Todos os resíduos retirados terão destinação correta, ou coleta seletiva ou aterro sanitário do que não for reciclável. Durante a ação, os participantes precisarão vestir máscara e luvas para proteção individual.

Local de encontro: R. Visconde de Taunay, 235 – Centro.

16 horas
Vídeo Conheça o Método UFSC de Compostagem

A compostagem termofíliica em leiras estáticas com aeração passiva, conhecida como Método UFSC, pode ser realizada em pequena, média e grande escala. É um método simples, com pouca exigência de máquinas e equipamentos e baixo custo de implantação.

Local: no Instagram @naturanda.eco.

17h30
Live Xepa Solidária do Projeto Sabor de Sobra (Univille)

Um terço de todo alimento produzido no mundo é descartado. O projeto de extensão Sabor de Sobra, do curso de Gastronomia da Univille, vai mostrar o que pode ser feito para combater o desperdício de alimentos.

Local: no Instagram @sabordesobra.

19 horas
Live: O que você precisa saber sobre Compostagem

Neste bate-papo, quem vai anfitriar a conversa é Arthur Rancatti, diretor da Reliqua Compostagem o convidado será Rodrigo Gomes, sócio fundador da Organa Biotech. 1h de compartilhamento de conhecimentos e muita informação para começar ou ampliar sua compostagem doméstica ou empresarial.

Local: no Instagram @reliqua.compostagem

20 horas
Fórum: Construindo Políticas Públicas Lixo Zero

Com a participação de Kadmo Cortês com sua experiência em Brasília e Viviane Noda que promove o ativismo e a articulação de coletivos para construção de sociedades mais sustentáveis, vamos adentrar na discussão explorando essas e outras problemáticas buscando soluções e formas de desenvolver políticas públicas abrangentes, representativas e inclusivas para um Brasil Lixo Zero.

Local: Sympla Viodeconferência. Inscrições e mais informações aqui.

Programação de terça-feira (27)

11horas
Visita Técnica – Reciclagem de Isopor da Termotécnica

Você sabia que o EPS, famoso isopor, é reciclável? Aqui em Joinville a Termotécnica é pioneira no Brasil no que diz respeito à reciclagem deste material. Nesta visita técnica iremos “invadir” a unidade de reciclagem da Termotécnica em Pirabeiraba e apresentar como funciona esse processo. Veremos o processo completo, desde o recebimento do material, até o produto final a partir de isopor reciclado.

Local: no Instagram @rastro.eco.br

16 horas
Roda de Conversa: Mulheres e Empreendimentos Lixo Zero, no Google Meet

Roda de conversa para mulheres, mães e homens também que querem conversar e fazer trocas sobre o tema lixo zero e rotina por um mundo melhor.

Local: Google Meet. Inscrições e mais informações neste link.

19 horas
Live a Sustentabilidade acessível para mulheres na menstruação

Nessa Live, iremos explanar sobre o impacto ambiental, a relação da mulher com o próprio corpo e a sua menstruação, e formas sustentáveis (baratas, seguras e saudáveis) de nos cuidar sem impactar ou o mínimo possível, o meio ambiente.

Local: no Instagram @atocadabruxa

19 horas
Plantas Medicinais como alternativas naturais para prevenção e saúde

Na live, contarei um pouco da minha história com a gestão de resíduos e sustentabilidade, e compartilharei um pouco sobre os estudos do uso das plantas medicinais, as principais formas de preparo (infusões, tinturas, emplastros, etc) e as principais ervas com base na fitoterapia tradicional, xamânica e indígena.

Local: No Instagram @liana.graciela


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria