Diocese de Joinville lança campanha “Meu voto importa”

A Diocese de Joinville, em parceria com o Regional Sul 4 da CNBB, estreou a série “Meu voto importa”. São quatro vídeos, divulgados semanalmente, que explicam a importância do eleitor estar ciente do seu papel fundamental nas eleições para a escolha dos representantes.

O tema do primeiro vídeo é o significado da política. O segundo traz uma abordagem sobre o eleitor consciente e como ele pode denunciar caso presencie alguma irregularidade. Na sequência, uma explicação sobre a diferença entre as funções de vereador e prefeito. E, no último episódio, a Igreja explica como identificar uma notícia falsa.

Em formato de animação, o texto é simples e prático. As conversas sobre política acontecem durante os encontros familiares e também pelas redes sociais. O principal objetivo é orientar sobre a diferença entre os poderes e as responsabilidades de cada um, como checar se uma informação é verdadeira ou não e também como denunciar caso presencie alguma irregularidade.

Em todos os processos eleitorais, a igreja fornece materiais desse tipo para os cristãos católicos, normalmente em material impresso. Em 2020, devido a pandemia, o conteúdo foi produzido em formato de vídeo que será disponibilizado nas redes sociais, site e também para as paróquias que quiserem exibir. O texto base do documento foi escrito pelos bispos do Regional Sul 4 e o material em vídeo foi desenvolvido em parceria entre a equipe de comunicação da Diocese de Joinville e do Regional.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Diocese de Joinville