Grupo joinvilense abre inscrições para formação de big band jovem

A Sarau# Produções, em coprodução com a Agência Cultural AqueleTrio, lançou um edital de convocação de músicos de até 25 anos para formar uma big band catarinense. A “Experimental Big Band” tem como objetivo descobrir e desenvolver novos talentos para levar o Jazz a diferentes lugares do estado em 2021. As inscrições vão até o dia 13 de novembro.

A big band (grande banda, em português) é uma formação musical composta por diversos músicos e atrelada ao Jazz da “Era do Swing”, entre as décadas de 1920 e 1950. Músicos famosos do estilo, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Buddy Rich, Duke Ellington e Cab Calloway se desenvolveram em big bands.

O projeto de big band terá a regência e curadoria musical de Cláudio Moraes, saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça) e com uma trajetória de mais de 30 anos na área. Para Cláudio, há pouco espaço em Joinville para que músicos jovens se desenvolvam na área, e o projeto tem como objetivo proporcionar esse espaço.

“O jazz é a música que desenvolve o improviso e uma big band possibilita isso aos participantes. Ela dá voz aos instrumentistas e permite que eles aprimorem questões técnicas e aprendam a tocar em grupo”, explica o músico.

Os músicos que irão compor a “Experimental Big Band” devem ter 25 anos ou menos. Eles deverão ter disponibilidade para ensaios semanais em Joinville, com 2h30 de duração e não remunerados, visando a sua futura profissionalização e apresentações artístico-culturais a partir de 2021, viabilizadas por editais de incentivo à cultura e patrocínios.

A big band possui vagas para dois saxofones altos, dois saxofones tenor, dois saxofones barítonos, quatro trompetes, três trombones tenor, um trombone baixo, um piano, um contrabaixo acústico ou elétrico, uma bateria e uma guitarra.

Mais informações a respeito do projeto e das vagas disponíveis podem ser adquiridas através do telefone (47) 9 9994-2984 ou do e-mail [email protected]


Texto: Fernando Costa
Foto: Juliane Viapiana/Divulgação
Informações: Assessoria