Setembro apresenta a melhor captação de vagas de emprego do ano

O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) captou 234 vagas de emprego durante o mês de setembro, o melhor resultado deste ano. Em agosto, foram 106 vagas, e apenas 81 em julho. De janeiro a setembro deste ano, o centro ofereceu 796 vagas à população joinvilense.

De acordo o diretor executivo do Cepat, Mário José de Souza Leal, “mais oportunidades de emprego são um sinal do aquecimento na economia”, apontando que a economia da cidade está se recuperando bem do déficit proporcionado pela pandemia da covid-19.

“De março a maio deste ano, a cidade perdeu 13 mil vagas, mas de junho a agosto, foram criados 9 mil postos de trabalho. Terminaremos o ano com 2 ou 3 mil vagas positivas”, projeta Leal, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Durante o mês de setembro, o Cepat realizou 1.558 atendimentos aos joinvilenses que buscam os serviços dessa unidade da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Joinville. Um crescimento em relação a agosto, que contabilizou 1.125 atendimentos.

“Comparado aos últimos meses, também estamos tendo uma queda nas requisições de Seguro-Desemprego. Foram 553 em setembro. Em maio, foram 934, em junho 826 e 641 em julho”, afirma o diretor executivo.

Serviços do Cepat

O Cepat está realizando atendimentos presenciais de todos os serviços, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. As pessoas devem aguardar em fila, do lado externo, seguindo as orientações do distanciamento. A entrada no prédio será por ordem de chegada e só será permitida com uso do álcool em gel e de máscara.

Para pessoas com deficiência a confecção de carteira de identidade é realizada apenas com hora marcada, pelo telefone (47) 3467-0978.

O atendimento aos idosos é presencial e por ordem de chegada, das 8 às 13 horas. Excepcionalmente, é feito agendamento para atendimento domiciliar quando o idoso ou pessoa com deficiência tem problemas para deslocamento até o Cepat.

O requerimento do Seguro-Desemprego pode ser feito via celular pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, e também pelo site Emprega Brasil. O cadastro nas vagas ou busca por oportunidades de emprego também pode ser feito pelo celular, no aplicativo “Sine Fácil” ou pelo Emprega Brasil, onde estão disponíveis as vagas do Cepat e Sine. As vagas do Cepat também estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Joinville.


Edição: Fernando Costa
Foto: Google Maps
Informações: Prefeitura de Joinville