Professor Anselmo, vice de Tânia Eberhardt, desiste da candidatura

No segundo dia da campanha eleitoral, Anselmo Fábio de Moraes (Solidariedade), o Professor Anselmo, desistiu da candidatura a vice na chapa de Tânia Eberhardt (Cidadania). O Solidariedade indicou Luiz Bittencourte, presidente da sigla, para substituir Anselmo na tarefa eleitoral.

O motivo da desistência são duas tomadas de contas — um processo administrativo para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal — do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) relativos ao período em que Anselmo foi reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina, entre 2004 e 2008.

Luiz Bittencourte assume a função de vice na campanha – Foto: Divulgação

“Embora não haja razão jurídica para preocupação, pois não havia e não há, em ambos os casos, nenhum motivo capaz de gerar impugnação, a troca do vice foi uma medida de cautela, para não prejudicar a candidatura majoritária”, registra a nota da campanha.

Como reitor, Anselmo era juridicamente responsável pela instituição de ensino estadual, de modo que alguma condenação poderia torná-lo inelegível. “Com dor no coração pedi para sair da chapa com um único objetivo: não prejudicar a melhor candidata deste pleito, com todo respeito que tenho pelos outros concorrentes”, afirmou.

Tânia Eberhardt ressaltou o papel essencial do Professor Anselmo como especialista em urbanismo, tanto na elaboração do plano de governo, quanto na coordenação geral da campanha, função que agora ganha ainda mais ênfase.

Tecnólogo em manutenção industrial, Luiz Bittencourte é pós-graduado na área da saúde do trabalhador. Atua há 30 anos no controle social na área da saúde, com larga experiência no setor. É suplente no Conselheiro Estadual da Saúde pelo SUS. Foi Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Consea, em Brasília, órgão de assessoramento direto da Presidência da República; foi coordenador da CIST (Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador) municipal e estadual; e membro da comissão executiva do MEC-Fundacentro.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Redes sociais da campanha
Informações: Assessoria da campanha