Webinar debate prevenção e cuidados para enfrentar riscos de desastres

A educação é essencial para trabalhar na adaptação das mudanças climáticas. É partindo deste pensamento que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) promove, na sexta-feira (25), às 14 horas, o webinar “Desastres: aprender para prevenir”.

Realizado por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea/SC), o evento online é voltado aos professores da rede municipal e estadual e aos educadores ambientais não-formais e informais de Santa Catarina. É, porém, aberto à participação de todos os interessados.

Para a coordenadora Técnica de Integração e Planejamento Ambiental, Monica Koch, Santa Catarina tem se destacado pelo eventos climáticos, tornando urgente difundir a cultura da prevenção e as vulnerabilidades próprias de cada região.

“O evento foi idealizado para os educadores por acreditar que todos têm um papel fundamental no processo de elaboração de estratégias capazes de colaborar com a construção de boas práticas no cuidado com o meio e de como capacitar os catarinenses para o enfrentamento aos eventos extremos, gerando benefícios financeiros, sociais e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, salienta Koch.

A técnica responsável pela Educação Ambiental na SDE, Cleusa Mattiola, destaca a importância do trabalho integrado entre várias áreas de conhecimento, para a preparação das gerações a conviverem com as condições, cada vez mais adversas.

“O webinar vem contribuir com os profissionais de educação na reflexão e articulação de conhecimentos relacionados a comportamentos de segurança, de prevenção e gestão adequada do risco principalmente em tempos de pandemia e mudanças climáticas, promovendo responsabilidade ambiental, visando a sustentabilidade e a promoção da qualidade de vida”, pontua ela.

O evento também conta com o apoio da equipe do Programa Cemaden Educação, uma rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres, que já estão debatendo o tema da campanha #AprenderParaPrevenir 2020.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura
Informações: Governo de SC