Região de Joinville sai do estado gravíssimo de risco da covid-19

Região Nordeste era a única que ainda se encontrava em estado gravíssimo – Imagem: Prefeitura de São Francisco do Sul

A Matriz de Risco Potencial para covid-19 em Santa Catarina apontou, pela primeira vez desde junho deste ano, que nenhuma região do estado se encontra em estado gravíssimo. A atualização desta quinta-feira (24) removeu apenas a região Nordeste, onde Joinville está localizada, do estado gravíssimo para o estado grave, como se encontra a maior parte de SC.

Assim, todo o estado ainda se encontra em situação grave para a covid-19, menos a região do Extremo Oeste, onde a Matriz de Risco aponta o local como de risco alto (cor amarela).

Os níveis de risco da matriz são calculados a partir da combinação de oito indicadores em quatro dimensões distintas, como quantidade de casos, ocupação de leitos de UTI, número de testes realizados e índices de isolamento social.

Uma das principais ocorrências que possibilitaram a saída da região Nordeste da matriz de risco gravíssima foi a diminuição da ocupação de leitos de UTI em Joinville em geral, que atualmente está em 63%.

“Isso não significa que a pandemia acabou, pelo contrário. Temos que continuar com as ações recomendadas e lembrando que questões como o distanciamento e o isolamento dos casos são fundamentais para que as regiões, que hoje estão em estado grave, possam avançar nesse enfrentamento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.


Texto: Fernando Costa
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC
Informações: Governo de SC