JEC dá o primeiro passo rumo à Série C neste sábado

Texto: Bernardo Gonçalves
Fotos: Vitor Forcellini/JEC

Após uma longa “pré-temporada” de 50 dias, o JEC volta a disputar uma partida oficial neste sábado (19). O clube joinvilense estreia na Série D do Campeonato Brasileiro contra o Novorizontino, às 17 horas, na Arena Joinville, e busca dar o primeiro passo em busca do acesso à Série C.

O Joinville vem para disputar pela terceira vez em sua história a quarta divisão da principal competição do país. Em 2010, conseguiu o quarto lugar da competição e o acesso à terceira divisão. Após isso, o clube decolou e declinou no cenário nacional. Desde 2015, quando disputou a Série A, foram três rebaixamentos seguidos — o último em 2018.

Ano passado, o Coelho disputou novamente a última divisão, mas caiu já na primeira fase da competição. Este ano a palavra mais usada no clube é “acesso”, e para isso, o departamento de futebol do Joinville buscou peças no mercado e reforçou o elenco. No total, dez jogadores chegaram ao Tricolor para a disputa.

Romarinho pode assumir o comando do ataque tricolor

Para o sistema defensivo, foram contratados os zagueiros Jaques e Fernando Fonseca e o lateral-esquerdo Renan Castro. Na necessidade de um volante, após a saída de Matheus Trindade para o Náutico, o JEC trouxe Matheus Banguelê e Davi Lopes. No setor ofensivo, chegaram os meias Caio Mello e Matheus Paquetá e os atacantes Kaynan, Gustavinho e Alison Mira. Em entrevista à radio 89 FM nesta última quinta-feira (17),o técnico Fabinho Santos disse que participou na escolha de todos os jogadores que chegaram ao clube.

Além das chegadas, também houve saídas do plantel tricolor. O zagueiro Edson Borges e o meio-campo Zezinho rescindiram os seus contratos de forma amigável com o clube. O zagueiro Jonathan e o volante Wictor não renovaram e foram dispensados. Segundo o repórter Dudu Silva, da rádio 89 FM, mais quatro jogadores estão deixando o time. Os identificados Lima e Wellington Saci estão aguardando o pagamento da multa contratual para oficializar o acerto. Além deles, Robert Fischer e Lucas Caetano também estão de saída. Este último, porém, treinou normalmente na sexta-feira e, por enquanto, segue no clube.

Com o vai e vem, Fabinho Santos conta hoje com 32 atletas (sem contar Lima, Saci e Robert) para a disputa da quarta divisão. O técnico teve dois jogos-treinos para testar o elenco e buscar a melhor formação. No primeiro confronto, contra o Hercílio Luz, na Arena, o JEC ganhou por 2 a 1. Depois, o clube de SC viajou para Curitiba para encarar o sub-20 do Athletico Paranaense e venceu por 4 a 1.

O comandante da equipe elogiou o comportamento da equipe nos dois jogos preparatórios. “Encontramos dificuldades em fazer amistosos, mas os que fizemos foram com qualidade boa, posse de bola e agressividade. São coisas que temos trabalhado e que pode trazer resultado”, disse após a vitória contra os paranaenses.

O JEC ainda preparava mais um amistoso contra o Novo Horizonte (RS), mas o clube gaúcho teve dificuldades de realizar os testes para covid-19 e o jogo foi cancelado.

Hora da verdade

A preparação do Joinville para a partida de sábado foi finalizada na manhã de sexta-feira, em treino aberto para a imprensa. O treino contou com trabalhos físicos e de finalização, além do famoso rachão. O técnico Fabinho Santos relacionou 24 jogadores para a estreia. Novidades são as ausências do lateral-esquerdo Mayk e do zagueiro André Baumer, que estão entregues ao departamento médico do clube, e do meia Caio Mello que segue em transição. Uma baixa de última hora pode ser o atacante Luquinhas, artilheiro do time na temporada. O jogador sentiu um desconforto muscular no final do treinamento e pode ser um desfalque.

Dos dez recém-contratados pelo JEC, dois devem começar como titular. Um deles, provavelmente, deve ser o lateral-esquerdo Renan Castro, que entra no lugar de Mayk. O meia- campista Diego, que foi muito elogiado por Fabinho, também deve ser uma das novidades no time titular. Além deles, Romarinho deve ser o novo camisa 9 da equipe.

Por conta da pandemia de covid-19, o jogo será de portões fechados para a torcida. A transmissão da partida será feita pela plataforma Mycujoo, detentora dos direitos da Série D. Acesse o link da partida aqui.

No último treino antes da estreia, animação entre os jogadores mostra que o clima na equipe é bom

Relacionados do JEC

Goleiros: Dalberson e Felipe Leineker;
Laterais: Edson Ratinho e Renan Guedes; Renan Castro;
Zagueiros: Charles, Jaques, Eduardo Melo e Fernando Fonseca;
Meias: Braga, Berg, Matheus Banguelê, Davi Lopes, Lucas de Sá e Diego;
Atacantes: Luquinhas, Gustavinho, Chrystian, Matheus Paquetá e Kaynan; Romarinho, Adriano e Alisson Mira.

Prováveis escalações

JEC
Dalberson; E. Ratinho, Charles, Eduardo Melo, Renan Castro; Braga, Davi Lopes (Kadu), Diego; Luquinhas (Kaynan), Gustavinho, Romarinho.

Novorizontino
Giovanni; Lepo, Bruno Aguiar, Caíque Oliveira, Paulinho; Adilson Goiano (Diogo Sodré), Léo Baiano, Danielzinho (Pereira); Deivid Souza, Cléo Silva e Guilherme Queiroz.

Arbitragem

Árbitro: Antonio Marcio Teixeira da Silva (MG)
Assistentes: Diego Leonel Felix (SC) e Alexandre de Medeiros Lodetti (SC).