Hemosc apresenta queda nas doações de sangue mensais

O volume de doações de sangue em Santa Catarina têm sofrido com a pandemia da covid-19. Os registros do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) apontam uma queda de 15% da quantidade de doações mensais, que está numa média de 8,5 mil. Por isso, a instituição pede para o público que procure fazer o agendamento para doar sangue e plaquetas.

No momento da publicação desta matéria, o estoque de sangue do tipo A- se encontrava reduzido, enquanto os estoques dos tipos A+ e O+ estavam em alerta. Os estoques de sangue dos demais tipos se encontravam em nível ideal.

Para proporcionar mais segurança aos doadores e diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus (covid-19), os centros do Hemosc em todo o estado adotaram medidas de higienização, além de receber doadores apenas com agendamento prévio para evitar aglomerações.

Em Joinville, o agendamento prévio pode ser feito através do site da Hemosc ou pelos telefones (47) 3481-7424 ou (47) 3481-7414. O Hemosc em Joinville fica na Avenida Getúlio Vargas, 198, Anita Garibaldi. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h15 às 16h15.


Texto: Fernando Costa
Foto: Mauricio Vieira/Governo de SC