Acadêmicos de Joinville oferecem monitoria gratuita para crianças

Estudantes universitários de Joinville, de diferentes instituições, se juntaram para auxiliar alunos do ensino fundamental durante a pandemia. Eles fazem parte do projeto voluntário Amigo Monitor, que oferece aulas de reforço online. Os monitores prestam auxílio com os deveres de casa e esclarecem dúvidas relacionadas aos conteúdos ensinados pelas escolas. O serviço representa um apoio aos alunos para que consigam ter um melhor desempenho escolar.

A ideia surgiu quando a engenheira de transportes e logística, Maria Eugênia Reinke, formada pela UFSC Joinville, percebeu que alguns pais enfrentavam dificuldades para acompanhar seus filhos nas demandas de ensino, agora com aulas online, em casa, devido às restrições impostas pela pandemia. Grande parte deles não tinha a disponibilidade necessária e um outro fator importante era a falta do conhecimento específico de algumas disciplinas para auxiliar as crianças.

Como intuito de desenvolver uma solução a este problema, Maria Eugênia procurou suporte do Covid Solutions, plataforma que conecta voluntários com executores e corpo técnico, para alavancar projetos de combate à crise causada pela pandemia. A ideia se tornou o “Amigo Monitor” e a equipe cresceu.

Atualmente, em Joinville, o projeto conta com cerca de dez monitores, entre universitários e egressos. Entre eles, está o acadêmico de Engenharia de Produção e Sistemas, da Udesc Joinville, Edgar Kretzer Jr. “A Udesc compartilha de muitos valores de nossa iniciativa. Acreditamos que nossa comunidade acadêmica poderá fazer a diferença compartilhando o conhecimento com os jovens acolhidos no projeto”, relatou o estudante.

A monitoria é oferecida para alunos do fundamental II, por meio das plataformas Google Meets, Zoom e WhatsApp, como for mais adequado para cada aluno. No momento, o Amigo Monitor está fechando parcerias com escolas e desenvolvendo sua base de monitores. Se você se interessou e tem vontade de participar, ajudando um estudante em alguma disciplina, faça sua inscrição neste link.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Unicef
Informações: UFSC | Udesc