UFSC está entre as oito melhores universidades do país

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se mantém entre as oito melhores instituições de ensino superior do país, de acordo com o ranking internacional da Times Higher Education (THE), divulgado na quarta-feira (2). A lista é considerada um dos principais rankings universitários do mundo. A UFSC se encontra ranqueada na colocação 601 a 800 e, em relação ao ano passado, manteve sua posição em todos os quesitos.

Outras cinco universidades se encontram na mesma faixa – as federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (Unifesp) e de Sergipe (UFS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A primeira e a segunda colocação entre as brasileiras ficam, respectivamente, com a Universidade de São Paulo (USP), na posição 201 a 250, e a Universidade de Campinas (Unicamp) – 401 a 500.

Apesar de, a partir da posição 200, a classificação ser feita em grupos, o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Paulo Fernandes, esclarece que os resultados, quando analisados, colocam a UFSC como a quinta melhor instituição de ensino superior do país, sendo a terceira entre as federais.

“Desde 2016, nós começamos a analisar as metodologias e os indicadores desses sistemas de ranqueamento das universidades e percebemos que existem critérios específicos para cada um desses rankings. No caso do THE, a gente percebe, analisando o resultado de 2021, que a UFSC, dentre as federais, só fica atrás da UFRGS e da UFMG. As duas primeiras são universidades estaduais paulistas. Ficamos muito felizes, porque podemos dizer que, segundo esse ranking, a UFSC se coloca como a terceira melhor universidade federal do Brasil”, destaca Lincoln.

Foram avaliadas mais de 1,5 mil universidades de 93 países. O ranking é baseado em 13 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. A Universidade de Oxford, na Inglaterra, é líder mundial pelo quinto ano consecutivo.

Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apareceu no THE pelo segundo ano consecutivo, classificada na faixa de mais de 1.001, mesmo resultado obtido em 2019. Dentre as 52 universidades brasileiras ranqueadas – 35 federais, 11 estaduais e seis particulares –, a Udesc está na 14ª posição, empatada com as demais instituições no mesmo estrato.

“A presença da Udesc no ranking global da THE pelo segundo ano consecutivo é um excelente indicativo de que nossa universidade está se firmando cada vez mais no cenário internacional”, destaca o reitor, Dilmar Baretta. “Para avançarmos nesse contexto, pretendemos reforçar, por exemplo, nossas ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e intercâmbio em parceria com diversas instituições de outros países”, afirma.

Universidades brasileiras

A nova lista tem 52 universidades brasileiras, seis a mais do que no ano passado. Após escalar do nono ao sétimo lugar em 2019, o Brasil subiu mais uma posição e é o sexto país com maior número de instituições no ranking, na frente de Itália e Espanha.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: UFSC