Com pandemia, evento para desenvolvedores será 100% digital

O Codecon, evento que reuniu a comunidade dev no Ágora Tech Park em 2019, adaptou seu formato para ser realizado em 2020. Será totalmente transmitido pela internet devido à pandemia de covid-19, que impôs mudanças radicais no mercado de eventos. Para não deixar de ser realizado, foi adaptado, contando com palestras gratuitas e workshops pagos entre os dias 9 e 12 de setembro.

“O atual momento exige que os eventos se adaptem. Conversamos com quem participou do evento ano passado, com os patrocinadores e com a comunidade dev em geral para chegar em um formato que consegue trazer conteúdo e interatividade ao mesmo tempo”, afirmou Gabriel Nunes, idealizador do evento.

Em sua primeira edição, o Codecon conseguiu reunir mais de 300 pessoas e consolidou-se como o maior evento para desenvolvedores da Região Norte de SC. Na segunda edição, o objetivo é atrair ainda mais participantes e de todo o Brasil, já que não haverá limitação de espaço físico.

O encontro virtual terá grandes profissionais da área, de renome em todo Brasil, de empresas como Nubank, Sumup, XP, Zup e Uber. Também acontecerão atividades interativas, como desafios de programação e jogos de enigmas, valendo brindes exclusivos do evento, além de sorteios promovidos pelos patrocinadores.

Ao se inscrever (por aqui), o participante terá acesso à comunidade oficial do evento, na qual irão acontecer as interações entre os participantes, palestrantes e organizadores. As palestras irão ocorrer do dia 9 ao dia 12 de setembro e vão abordar temas como arquitetura de software, boas práticas de programação, carreira, React Native, LGPD, gRPC, Go, DDD e Serverless.

Além das palestras, o evento também contará com três opções de workshop, cuja inscrição poderá ser feita por R$ 29: arquitetura event-driven com Apache Kafka (com Alan Fachini, da Magrathea), introdução ao Cypress (com Lúcio Amorim, evangelista de qualidade de software) e Flutter – 3 horas de handson (com Douglas Bezerra Possas). As vagas são limitadas.

O Codecon é organizado pela teken, uma empresa com experiência na realização de eventos como o Sh*ft Festival, um festival sobre criatividade e cultura de inovação que atraiu cerca de 500 pessoas em sua primeira edição, também em 2019.

Programação

Dia 9

A design system retrospective: os 10 aprendizados que tivemos durante o caminho
Com Herbert Henrique
19h – 19h40

Code push: deploy de aplicações mobile sem passar pela loja com react native
Com Diego Fernandes
20h – 20h40

O que nunca te contaram sobre MongoDB
Com Dani Monteiro
21h – 21h40

Dia 10

Open source: perca o medo, faça hoje mesmo
Com Juliemar Berri
19h – 19h40

A confirmar
20h – 20h40

O seu código não é só para você entender!
Com Kamila Santos Oliveira
21h – 21h40

Dia 11

LGPD na prática
Com Lauro Gripa
19h – 19h40

Saúde mental em desenvolvimento de software
Com André Sakata
20h – 20h40

APIs rápidas com GRPC
Com Julio Monteiro
21h – 21h40

Dia 12

Modern agile no Nubank e o futuro do desenvolvimento de software
Com Kete Rufino
15h – 15h40

Por dentro dos apps da Uber
Com Ronan Rodrigo
16h – 16h40

O que vem depois de sênior: uma aventura pela carreira de uma pessoa desenvolvedora
Com Hugo Bessa
17h – 17h40

Começando com domain-driven design
Com Marcel Gonçalves dos Santos
18h – 18h40

Estratégias para evolução gradual de legados monolíticos em (micros)serviços
Com Elemar Júnior
19h – 19h40

Arquitetura de software e a clean architecture
Com Elton Minetto
20h – 20h40

10 segredos para melhorar seus apps serverless
Com Erick Wendel
21h – 21h40


Editores: Felipe Silveira
Foto e informações: Divulgação do evento