Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina promove exposição virtual

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) abre, na sexta-feira (4), a exposição virtual “Arte/Cinema: do abismo de um sonho a outras histórias”, do artista Alfredo Nicolaiewsky. A mostra, que tem curadoria da professora Nara Cristina Santos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), será realizada nas páginas do MIS no Facebook e Instagram, por meio de posts em formato de vídeo com narração simultânea.

Os trabalhos exibidos – pela primeira vez em formato digital, por conta da pandemia de covid-19 – são compostos por imagens de filmes capturadas pelo artista, justapostas a fotografias autorais. O conjunto propõe uma nova narrativa, na qual as relações interpessoais, o espaço-tempo e a própria relação entre a arte e o cinema podem assumir diversas interpretações.

As obras que fazem parte da exposição foram desenvolvidas por Nicolaiwesky no período do seu pós-doutorado, realizado entre 2015 e 2016 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. Em mais de 40 anos de carreira, o artista, que também é professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), já trabalhou com desenho, aquarela, fotografia e com apropriação e justaposição de imagens.


Edição: Fernando Costa
Foto: Márcio Henrique Martins/FCC
Informações: Governo de SC