Católica SC promove evento sobre Setembro Amarelo

A Católica SC e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizam, nos dias 10 e 12 de setembro, um evento sobre o Setembro Amarelo, mês destinado a falar sobre suicídio com o objetivo de prevenção. Complexo por si só, o tema se torna ainda mais desafiador no atual período de pandemia. Fatores como o distanciamento social, sobrecarga emocional, crise nos sistemas econômicos, de saúde e educacional têm gerado impacto na sociedade.

A programação trará uma série de atividades remotas para o acompanhamento, suporte e orientação da comunidade neste momento desafiador que a humanidade vive. As transmissões serão realizadas via Teams (sistema de conferências online) e as inscrições estão abertas.

Programação

10 de setembro

Das 17 às 18h30
Mesa de abertura “Saúde Emocional e Valorização da Vida, com Ir. Rogério Mateucci, pró-reitor de Missão Identidade e Extensão da PUCPR; Táki Cordás, psiquiatra; Ana Suy, escritora, psicanalista e professora da PUCPR; e Saulo Geber, coordenador do Serviço de Apoio Psicopedagógico da PUCPR. Haverá, também, apresentação cultural.

12 de setembro

Das 8h30 às 9h50
“Prevenção do Suicídio: Fatores de Risco e Protetivos”, com Deivisson Vianna Dantas dos Santos, psiquiatra; Sabrina Stefanello, psiquiatra; e Carla Françoia, psicóloga, psicanalista e professora da PUCPR.

Das 10h às 11h20
“Profissionais em Tempos de Pandemia: Cuidando do Cuidador”, com Cloves Amorim, psicólogo e professor da PUCPR.

Das 11h30 às 12h50
“Laços Familiares em Tempos de Pandemia”, com Daniela Bertoncello, psicóloga e membro da APRTF (Associação Paranaense de Terapia Familiar); Vera Risi, psicóloga, membro da ATF-RJ (Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro); e Ana Beatriz Pedriali Guimarães, psicóloga, professora de pós-graduação da PUCPR e membro da APRTF.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Católica SC