Fundo Empresarial doa novos respiradores para hospitais de SC

As regiões catarinenses do Planalto Norte, Grande Florianópolis, Serra e Sul são as mais novas beneficiadas com respiradores pulmonares doados pelo Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera/SC), liderado pela Federação das Indústrias (Fiesc).

Na sexta-feira (28), foram entregues equipamentos aos hospitais Nereu Ramos, em Florianópolis, e Nossa Senhora do Patrocínio, de Campo Belo do Sul. Nesta segunda (31) foi entregue ao Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra. Na terça-feira (1), o Hospital São José, de Criciúma, será favorecido.

A ação integra um esforço do setor industrial brasileiro de aumentar o número de ventiladores pulmonares nas unidades de terapia intensiva (UTI). Além da compra dos equipamentos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Confederação Nacional da Indústria e as federações estaduais atuam em outras frentes, como o apoio para ampliar a produção interna e a restauração de aparelhos danificados. Foram consertados mais de 2 mil no país.

“O Fundo Fera tem a finalidade de apoiar investimentos em soluções para minimizar os efeitos do coronavírus em Santa Catarina”, afirma o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. “As contribuições recebidas caracterizam o espírito de solidariedade do industrial catarinense e que já foi demonstrada em inúmeras outras oportunidades que o estado viveu em situações críticas”, acrescenta.

Os respiradores foram fabricados pela Novitech, de São Bernardo do Campo, empresa que recebeu consultoria do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura, de Joinville, em parceria com a Whirlpool, para ampliação da capacidade de produção. Até então, já tinham sido doados respiradores às cidades de Jaraguá do Sul, Rio do Sul, São José, Itajaí e Chapecó.

Mafra

O Hospital São Vicente de Paulo atende atualmente uma população estimada de 1,3 milhão de pessoas dos 26 municípios da macrorregião do Planalto Norte e Nordeste de SC. A instituição possui 34 leitos de UTI adultos, sendo 14 exclusivos para pacientes infectados com o coronavírus. “Este ventilador pulmonar será utilizado no suporte ventilatório aos pacientes de Covid-19 internados nos atuais leitos de UTI”, informa o administrador do hospital, Dário Stackzuk.

“Os equipamentos novos que estamos recebendo são mais modernos que os já utilizados há bastante tempo e, assim, podemos melhorar consideravelmente o atendimento à população”, informa o médico intensivista do Hospital, Rodrigo Longuinho.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Fiesc