Com obras físicas concluídas, Hospital Regional aguarda profissionais para abrir leitos de UTI

As obras de ampliação na UTI do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt estão concluídas. Para a operacionalização das 18 novas vagas de UTI, falta agora a instalação do mobiliário e a contratação dos profissionais que atuarão na nova área. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (27), durante visita do governador Carlos Moisés e do prefeito de Joinville Udo Döhler.

Em julho, quando Joinville entrava no pior momento da pandemia de covid-19, foi criada uma força-tarefa para concluir leitos no hospital administrado pelo governo do estado em Joinville. A Amunesc entrou com o projeto e a execução ficou dividida entre Associação Empresarial de Joinville (Acij), Prefeitura e governo de SC.

“Este trabalho que está sendo feito aqui faz parte de um conjunto de ações do governo do estado para garantir que todos os catarinenses tenham atendimento não só durante a pandemia, mas após este período. A união de esforços foi fundamental para ampliarmos a nossa capacidade de atendimento em tempo recorde”, destacou o governador.

É importante que as UTIs sejam úteis depois do período de pandemia, já que não ficaram prontos a tempo de atender a população no pior momento vivido na cidade e na região. Entre meados de junho e meados de agosto, o sistema de saúde público ficou colapsado. Todos os leitos ficaram ocupados e dezenas de pacientes tiveram que ser transferidos para outras cidades.

De acordo com o diretor-geral do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Evandro Godoy, a nova ala estava prevista para janeiro de 2021, mas graças a uma força-tarefa, deve ser inaugurada nas próximas semanas. O governo aumentou a capacidade de atendimento em UTIs adulto na macrorregião Planalto Norte e Nordeste catarinense em 98% desde março, passando de 121 para 240 o número de leitos.

Também acompanharam a visita o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, o deputado federal Fabio Schiochet (PSL), a deputada estadual Paulinha (PDT), o prefeito de Joinville, Udo Döhler, e o secretário de Saúde do município, Jean Rodrigues. Estava presente ainda o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio Corsini.


Edição: Felipe Silveira
Fotos: Peterson Paul / Secom

Informações: Governo de SC