Progressistas lança pré-candidato e conversam com nove partidos

Francesc Boehm é o pré-candidato do Progressistas (PP) à Prefeitura de Joinville. O partido, que se organizava em torno do nome desde o ano passado, começou a botar o bloco na rua há algumas semanas, com ações de comunicação e outras políticas. Entre elas, a conversa com outras siglas que procuraram a agremiação.

O partido criou uma comissão eleitoral que tem realizado essas conversas de maneira online com representantes de outras agremiações. Na noite de sexta-feira, uma reunião marcou o fim de um primeiro ciclo de conversas. “Os nove partidos que nos contataram têm o intuito de fortalecer uma candidatura capaz de construir uma Joinville bem melhor do que a que temos hoje”, afirmou o pré-candidato sobre os encontros.

Cada um dos encontros durou em torno de duas horas e serviu para debater ideias, avaliar alinhamento ideológico e linha de conduta partidária. “Em nenhum momento se discutem posições em possíveis alianças ou governo. É, acima de tudo, uma conversa sobre soluções e projetos para a nossa cidade que estejam em sintonia com o Plano Progressista de Ação (PPA) do Progressistas, o ‘Joinville Bem Melhor’, que está em fase de consulta pública”, explicou Francesc.

Alinhado em torno da família Amin (do senador Espiridião Amin) em Santa Catarina, o PP já foi mais forte em Joinville. Eni Voltolini, que preside o diretório municipal atualmente, foi um dos protagonistas da política local entre os anos 90 e 2000, batendo na trave em disputas à Prefeitura. Apagado nos últimos pleitos, volta à disputa com um de militantes mais antigos.

Francesc Boehm nasceu em 28 de novembro de 1961, em Bogotá, na Colômbia, quando seu pai foi empreender naquele país. Retornou a Joinville cinco anos depois. Após um curso técnico, começou a vida universitária em Florianópolis, onde ingressou no curso de Engenharia de Produção Mecânica na UFSC e Administração na Esag, mas transferiu ambos os cursos para Joinville. Em 1987, graduou-se em Engenharia Mecânica na antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ) e em Administração de Empresas pela Furj (atual Univille). Já em 1998, formou-se em Direito pela ACE. O PP é o único partido ao qual já se filiou. É casado e pai de uma filha.


Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Divulgação