Estudantes entrevistam jornalistas de Joinville em podcast

Produzido por quatro alunos e uma professora do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, o podcast Jornalismo pra quê? nasceu com a proposta de debater temas relevantes da área. E, para fazer isso, nada melhor do que ouvir quem bota a mão na massa no dia a dia. Os primeiros episódios já estão no ar e trazem entrevistas com jornalistas de Joinville.

O primeiro episódio da série “Como se faz” aborda o lead, um dos pilares no processo de construção da notícia. O convidado é o jornalista Hassan Farias, do jornal A Notícia. O segundo episódio fala sobre critérios de noticiabilidade e entrevistada da vez é a jornalista Tatiana Sabatk, da NDTV.

A produção, gravação e edição são de responsabilidade dos estudantes da quarta fase de Jornalismo, Isabel Lima, Kevin Eduardo, Cleiton Roebster e Pedro Novais. Os alunos contam com a colaboração da professora e jornalista Maiara Maduro. Os episódios são quinzenais e lançados às sextas nas principais plataformas de áudio. Temas como critérios de noticiabilidade, construção da notícia e imparcialidade estão na lista.

“Decidimos criar o podcast devido ao momento em que estamos vivendo, em que o jornalismo está sofrendo com diversos ataques. Essa ideia surgiu justamente como uma forma de reação a isso. Queremos explicar, de maneira simples, para a população o que é o jornalismo e qual a sua importância para a sociedade”’, explica Kevin, um dos integrantes do projeto.

Os roteiros são recheados de informações históricas e curiosidades sobre os temas. O podcast está disponível nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, Soundclound, Google Podcasts, Radio Public, Breaker e Podcket Casts. Os estudantes também criaram um perfil no Instagram e no Twitter para divulgar os episódios.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Divulgação