Joinville registra queda na solicitação do seguro-desemprego

O Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (Cepat) registrou uma queda de 12,43% no número de solicitações do benefício seguro-desemprego no mês de julho, em relação às solicitações no mês de julho de 2019. Em julho deste ano, 2.614 pessoas fizeram a requisição, 325 requerimentos a menos do que no mesmo período de 2019, quando 2.939 pessoas solicitaram o direito.

O número também é o menor dos últimos quatro meses. Foram 4.668 em abril, 5.814 em maio e 3.048 em junho. Nesses meses, a crise econômica do país foi fortemente acentuada pela pandemia de covid-19. Os resultados de junho indicam uma possível redução no número de demissões e aumento na oferta de novas vagas de emprego.

De janeiro a julho foram registrados 23.153 requerimentos de seguro-desemprego. No mesmo período de 2019 foram 18.529, o que mostra o grande aumento de demissões neste ano. “Porém, o resultado de julho cria uma tendência de redução da média de solicitações, o que aponta para uma recuperação”, explica o diretor executivo do Cepat, Mário José de Souza Leal.

Outro dado que aponta para uma recuperação é o aumento das vagas captadas. Em julho, 81 vagas foram captadas apenas pelo Cepat, número maior que os últimos três meses (33 em abril, 13 em maio e 14 em junho). Durante o mês de julho, também foram feitas 16 recolocações no mercado de trabalho.

Atendimento no Cepat

Adotando medidas de prevenção à covid-19, o Cepat oferece atendimento presencial para todos os serviços, das 8 às 14 horas. As pessoas devem aguardar em fila, do lado externo, seguindo as orientações do distanciamento. A entrada no prédio será por ordem de chegada e só será permitida com uso do álcool em gel e de máscara.

Para pessoas com deficiência a confecção de Carteira de Identidade é realizada apenas com hora marcada, pelo telefone (47) 3467.0978. O atendimento presencial aos idosos está impedido, de acordo com as medidas de prevenção à covid-19.

Serviços online

O requerimento do Seguro-Desemprego pode ser feito via celular pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, e também pelo site Emprega Brasil. O cadastro nas vagas ou busca por oportunidades de emprego também pode ser feito pelo celular, no aplicativo “Sine Fácil”, assim como pelo site Emprega Brasil, onde estão disponíveis as vagas do Cepat e do Sine.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC
Informações: Prefeitura