Professor da Udesc Joinville publica artigo sobre exercícios durante pandemia

O professor Fabio Hech Dominski, do Departamento de Química da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, publicou um artigo em que analisa riscos e benefícios de se exercitar em tempos de pandemia. O estudo foi publicado no dia 12 de junho, no periódico científico Sport Science for Health.

Escrito com o pesquisador Ricardo Brandt, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o artigo aponta que, apesar de os benefícios dos exercícios físicos serem amplamente conhecidos, são necessários alguns cuidados devido ao período crítico em que passamos. O artigo aborda uma série de recomendações práticas relacionadas à segurança, ao distanciamento social e à higiene nos locais onde pode ocorrer a prática de exercícios físicos.

Para os pesquisadores, o ambiente mais seguro para a prática é a própria casa. A segunda opção com menor risco é o exercício ao ar livre, mas nesses casos também já se devem tomar cuidados. Nesses casos, deve-se evitar o mesmo fluxo de ar de outras pessoas. Em uma caminhada, por exemplo, evite usar a mesma linha que pessoas à frente. Deve-se manter a distância de 5 a 10 metros em exercícios em movimento. E pelo menos 2 metros nos exercícios parado. Sempre de máscara.

Os autores concluíram que deve-se evitar realizar exercícios em ambientes fechados com elevado número de pessoas. Contudo, para eles, o exercício deve ser tão estimulado quanto o próprio isolamento social.

O ator Ary Fontoura (foto), que se tornou sensação na internet por compartilhar sua rotina durante a pandemia, é um dos que tem praticado atividades físicas em casa. O ator ainda incentiva seus seguidores a fazer o mesmo.


Edição: Bernardo Gonçalves
Foto: Instagram de Ary Fontoura/Meramente ilustrativa
Informações: Udesc Joinville