Blackstar Basquete pleiteia vaga na temporada 2020/2021 do NBB

Depois de o Basquete Joinville anunciar a saída do Novo Basquete Brasil (NBB), em julho do ano passado, a cidade pode voltar a ter um representante na principal competição da modalidade no Brasil. O Blackstar está pleiteando uma vaga na edição 2020/2021, o que marcaria a consolidação do time que vem em ascensão nos últimos anos.

A equipe, que disputaria o Campeonato Brasileiro este ano, já fez o pedido formal e agora luta para conseguir o montante mínimo de R$ 2 milhões exigido pelo NBB para investimento no projeto. Até o momento, segundo Rodrigo Lima, presidente do Blackstar, cerca de 60% do dinheiro foram arrecadados. O prazo é início de setembro.

Além disso, a estrutura que será utilizada pela equipe também passará por avaliação do NBB. A entidade tem a palavra final, mas os clubes que estão ativos na competição também avaliam e votam. A equipe estuda opções para mandar os jogos, com o Centreventos sendo a principal. E, junto com o ginásio da Unisociesc, é onde o time deve treinar.

De acordo com Lima, não há um número de vagas estipulado, porque depende de desistências. Botafogo e Corinthians já anunciaram que não seguem no torneio. Na disputa com o Blackstar há, por enquanto, o Cerrado Basquete, de Brasília, e o Vasco, que também pode entrar na briga.

A pretensão do time joinvilense é entrar para brigar pelas últimas vagas no playoff. “Não temos condições de brigar pelas cabeças na fase inicial, até porque o nosso recurso é menor e saímos atrás na fase de prospecção de jogadores”, avalia Lima.

Um reforço anunciado pela equipe na última semana foi de Lucas Vezaro, o Vezarinho, que teve passagem importante pelo Basquete Joinville na temporada de 2017, quando a equipe foi vice-campeã da Liga Ouro e retornou ao NBB.

O time treina há algum tempo, focado no estadual, que tem previsão para iniciar no começo de setembro.

A temporada 2019/2020 do NBB foi paralisada no dia 15 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus. E dois meses depois definitivamente cancelada. Agora, a expectativa é de que a próxima inicie em 14 de novembro.


Texto: Alexandre Perger
Foto: Divulgação/Blackstar