Banda joinvilense 9 de Espadas quebra hiato de seis anos com álbum “III”

Depois de um hiato de seis anos, a banda joinvilense de pop rock 9 de Espadas lançou o álbum “III”, com 16 faixas de sons cálidos e letras majoritariamente românticas, necessárias nos tempos atuais.

O álbum chegou às principais plataformas de streaming apenas em julho, mas é o resultado de um trabalho que começou em 2017, com os integrantes Evandro Rathunde (guitarra e vocal) e Deocar Carara (baixo), junto com o multi-instrumentalista Fernando Machado.

Antes de “III”, a última produção da banda havia sido um single, em 2014. Esses anos parados, contudo, não diminuíram a produção artística dos membros. De acordo com o baixista, havia material de sobra. “Chegamos a ter cerca de 30 músicas para este álbum, pois, mesmo com a parada, nunca admitimos que a banda acabou ou paramos de compor”, diz Deocar.

Todo o processo de gravação e mixagem de som ocorreu no estúdio caseiro de Evandro, no bairro Vila Nova, com exceção das partes de teclados de Fernando, que vieram de Munique, na Alemanha, onde o músico mora desde 2019. O irmão de Evandro, Edwin, é o baterista das músicas do álbum.

Para acompanhar o lançamento de “III”, a 9 de Espadas providenciou um videoclipe para a música “Quando Você Sorri”. Filmado dentro de um barco, com imagens da natureza da região de Porto Belo (SC).

Sobre a banda

A banda 9 de Espadas foi criada em 2008 por Evandro Rathunde (guitarra e vocal), Deocar Carara (baixo e backing vocal), Fernando Machado (guitarra e teclados) e André Vailati (bateria). Nesse mesmo ano foi lançado o disco de estreia, “Entre Cafés e Cigarros”.

Após “Entre Café Cigarros”, a banda tocou na Rádio Atlântida e realizou dezenas de shows nos três estados do Sul do Brasil, em apresentações solo e abrindo shows de artistas e bandas como Paula Fernandes, Zé Ramalho, Cidadão Quem, Pouca Vogal e Acústicos e Valvulados.

Em 2012, o quarteto lançou o segundo disco, “O que vem Depois”, produzido por Duca Leindecker (Cidadão Quem, Pouca Vogal) e que conta com a participação especial de Humberto Gessinger (Engenheiros do Havaí, Pouca Vogal) tocando gaita de boca na faixa “Um Dia Frio”.

Após o lançamento de dois singles, em 2013 e 2014, a banda parou sua produção até este ano, com o lançamento de “III”.


Edição: Fernando Costa
Foto: Divulgação