CDL Joinville orienta associados sobre novas regras para o comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville apoia a decisão da Prefeitura que estabeleceu novas regras para funcionamento de estabelecimentos comerciais por uma semana, a partir de quarta-feira (29). Sobre a possibilidade de multa antes de o estabelecimento ser notificação ou interditado, a CDL Joinville trabalha na divulgação da informação para os associados.

“Precisamos manter o comércio aberto e orientamos todos os lojistas a seguir as regras das autoridades municipais e estaduais”, explica José Manoel Ramos, presidente da entidade.

Ele lembra que a fiscalização não é feita somente pelas autoridades. A população, por meio de proprietários, funcionários e clientes estão fazendo denúncias de aglomeração e não cumprimento das regras de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Sobre a limitação de 30% da capacidade de público nos estabelecimentos comerciais, a Vigilância Sanitária de Joinville irá se basear em licença de funcionamento emitido pelos bombeiros, que leva em consideração a lotação por metro quadrado. Quando não houver este documento, é preciso ter bom senso e regular a entrada de clientes nos estabelecimentos. Uma medida é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

Para o ingresso e a permanência de pessoas em shoppings, supermercados e comércio, será limitado a uma pessoa por família. A orientação da CDL Joinville é que os estabelecimentos façam o controle na entrada e não permitam que mais de uma pessoa da mesma família entre no local. Em caso de descumprimento, as autoridades devem ser acionadas (ligar para o 190 da Polícia Militar ou enviar mensagem para 3481-5165).

A CDL Joinville lembra que ainda aguarda a Prefeitura de Joinville permitir que bares e restaurantes possam funcionar até as 22 horas. De acordo com a entidade, muitos estabelecimentos que só funcionavam à noite não estão conseguindo abrir as portas por menos de duas horas por dia, de segunda a sexta.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: CDL Joinville