CBB cancela Campeonato Brasileiro e times de Joinville divergem sobre decisão

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou na segunda-feira (13) o cancelamento do Campeonato Brasileiro. Blackstar e Basquete Joinville seriam os representantes da maior cidade do estado na competição.

O principal motivo para que a CBB tomasse a decisão foi o cuidado com a saúde de atletas, comissão técnica e todos os outros envolvidos com o torneio. A decisão foi tomada após reunião por videoconferência com os clubes participantes. A diretoria da confederação acredita que poderá realizar uma competição com maior segurança e qualidade em 2021. Porém, os representantes das equipes de Joinville divergem opiniões sobre o cancelamento.

O presidente do Blackstar, Rodrigo Lima, disse que buscar um outro formato para o campeonato seria o melhor a se fazer. “Entendemos que o momento é conturbado, porém lamentamos o cancelamento do campeonato pois afeta diretamente ao planejamento, aos patrocinadores e jogadores. Assim como na Europa ou na NBA um campeonato em um formato reduzido e regionalizado poderia ser um formato a ser ponderado”, apontou.

Para o diretor do Basquete Joinville, Kelvin Soares, a decisão foi acertada. “A entidade esperou até onde deu. Em um cenário assim, não tem como fazer a maluquice de voltar a treinos e colocar os atletas e as famílias em risco. Temos que ter cautela e não fazer igual aconteceu no futebol”.

Nesta semana, as duas equipes estarão em reunião com a Federação Catarinense de Basketball (FCB) para definirem o Campeonato Catarinense. A competição será realizada neste segundo semestre e terá os clubes como participantes.


Texto: Bernardo Gonçalves
Foto: Blackstar