Inscrições para Conselho Municipal de Assistência Social estão abertas

As inscrições para representação não-governamental no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Joinville, durante o biênio 2020 a 2022, estão abertas. O prazo vai até o dia 31 de julho.

Podem se candidatar representantes de entidades, organizações e coletivos relacionados à área, que não exerçam função pública nos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, seja nas esferas municipal, estadual ou federal, com exceção para os representantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Os candidatos devem ler o edital e reunir os documentos necessários específicos para representantes de entidades, de usuários ou de trabalhadores do SUAS. A pessoa interessada também não pode ter sido conselheira do CMAS nas duas últimas gestões, mesmo sem ter cumprido o mandato integralmente.

A inscrição precisa ser protocolada presencialmente na Casa dos Conselhos, que fica na rua Afonso Pena, 840, no bairro Bucarein. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

As indicações recebidas serão analisadas e as deferidas serão homologadas pela Comissão Eleitoral, no dia 6 de agosto. A eleição será realizada por meio de votação aberta, na qual os candidatos votarão entre seus pares, por segmento.

A Assembleia das Entidades da Sociedade Civil para eleição será no dia 10 de agosto, a partir das 8h30, na Casa dos Conselhos. Para evitar aglomerações, será promovida em três momentos distintos. Para representantes dos trabalhadores do SUAS será às 8h30; para representantes de entidades, às 10 horas; para representantes dos usuários, às 13h30.

A assembleia para eleição poderá ocorrer de forma remota, caso haja algum outro impedimento para a assembleia presencial, por decreto do governo. A posse dos conselheiros e conselheiras eleitos será no dia 1º de setembro, às 8h30, em local a ser definido.


Edição: Fernando Costa
Foto e informações: Prefeitura de Joinville