Turismo apresenta plano de retomada após pandemia de covid-19

Na quarta-feira (8), às 17 horas, ocorre o lançamento virtual do “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes – Como preparar o setor turístico aos desafios do ‘novo normal’ no período pós-pandemia”. A apresentação do projeto será aberta ao público e transmitida ao vivo, pelo canal no Youtube, Caminho dos Príncipes.

O projeto foi elaborado por empresários do setor de turismo, membros de entidades representativas e representantes do Poder Público dos 16 municípios integrantes da Região Turística Catarinense Caminho dos Príncipes (Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder).

O objetivo é promover ações integradas na região, nas áreas de capacitação, comunicação, produtos turísticos e captação de recursos para a retomada gradativa do setor de turismo, com iniciativas que deverão ser implementadas a curto, médio e longo prazo, a partir do lançamento do plano.

Entre as ações imediatas está a capacitação. Nesta área, serão produzidos vídeos de curta duração, direcionados a profissionais como recepcionistas, camareiras e garçons, com informações sobre protocolos de segurança; elaboração de cartilhas dos protocolos de boas práticas, com orientações destinadas a cada público; realização de cursos gratuitos oferecidos pelas entidades educacionais parceiras; realização de reuniões virtuais (webinares) para agentes de viagens; promoção dos atrativos da região por meio das redes sociais.

Na área de captação, o Plano de Retomada Caminho dos Príncipes inclui medidas como levantamento de fontes de recursos para financiamento da atividade turística, junto a entidades privadas e Poder Público; parcerias com o trade turístico, entidades representativas e secretarias municipais de turismo.

Já entre as ações contempladas pela área de Produtos Turísticos, estão a revisão de roteiros turísticos já existentes e a divulgação imediata daqueles que estiverem melhor estruturados; levantamento, junto aos municípios, de produtos turísticos para compor os roteiros; elaboração de novos roteiros considerando novos nichos de mercado; atualização do Guia Caminho dos Príncipes, com a inclusão de novos parceiros e roteiros.

Regionalização é tendência

De acordo com pesquisa realizada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a regionalização será uma forte tendência no período de retomada do turismo, uma das atividades mais impactadas negativamente pela pandemia da covid-19.

“O estudo mostra que as pessoas pretendem viajar com a família, de carro e para ambientes ao ar livre. E a Região dos Caminho dos Príncipes é privilegiada já que oferece diversas opções como roteiros de cicloturismo, cachoeiras, hotéis fazenda, turismo rural e praias. Nossa intenção é mostrar o que a região oferece, valorizando o contato com a natureza”, explica a coordenadora da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Joinville, Juliana Oliveira.

Para Joinville, onde o turismo é alavancado principalmente pelo setor de eventos, o Plano de Retomada Caminho dos Príncipes é uma oportunidade para projetar os atrativos que a cidade oferece e conquistar novos públicos.

“É preciso fazer com que toda a região e o próprio joinvilense conheça as opções do turismo de lazer que a cidade oferece. Isso é fundamental para todos os equipamentos do setor, incluindo hotéis, restaurantes, espaços de lazer, que foram extremamente afetados pela pandemia da covid-19”, reforça Juliana.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura