Leia Mulheres Joinville promove encontro literário virtual em julho

Com objetivo de comemorar o aniversário de três anos, o Leia Mulheres Joinville vai realizar, em julho, um encontro literário online. Nesta edição, o clube pretende debater a obra “O Olho Mais Azul”, o primeiro romance da aclamada escritora americana Toni Morrison. Publicado em 1970, o livro conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua.

Negligenciada pelos adultos e maltratada por outras crianças por conta da pele escura e do cabelo crespo, ela deseja ter olhos azuis como os das mulheres brancas, além da paz, que segundo a personagem, isso lhe traria. Mas, quando a vida de Pecola começa a desmoronar, ela precisa aprender a encarar seu corpo de outra forma.

A autora da obra, Toni Morrison, nasceu em 1931, em Ohio, nos Estados Unidos. Formada em letras pela Howard University, estreou como romancista em 1970, com o “O Olho Mais Azul”. Em 1975, foi indicada para o National Book Award com “Sula” (1973), e dois anos depois venceu o National Book Critics Circle com “Song of Salomon” (1975). Além disso, venceu o prêmio Pulitzer com o livro “Amada”. Morrison foi a primeira escritora negra a receber o prêmio Nobel de literatura, em 1993. Aposentou-se como professora de humanidades na Universidade de Princeton em 2006 e morreu em 2019.

Durante a pandemia do novo coronavírus, os debates serão realizados de forma temporária pela plataforma Jitsi Meet. No mês de julho, o encontro do grupo será realizado no dia 25, às 15h30. A mediação será feita pela jornalista Marcela Güther. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de um formulário online.

Sobre o Leia Mulheres 

O projeto é um movimento nacional que existe desde 2015 e busca empoderar mulheres escritoras no mercado editorial de livros. No Brasil, o movimento foi criado em São Paulo há quatro anos e já abrange mais de 120 cidades, sendo sete catarinenses: Joinville, Florianópolis, Blumenau, Lages, São José, Balneário Camboriú e Itajaí.

Programe-se

Confira a nova programação dos encontros virtuais do Leia Mulheres Joinville em 2020.

  • 25 de julho – “O olho mais azul”, da Toni Morrison
  • 29 de agosto – “A falência”, da Júlia Lopes de Almeida
  • 26 de setembro – “O deus das pequenas coisas”, da Arundhati Roy
  • 31 de outubro – “Distância de Resgate”, da Samanta Schweblin
  • 21 de novembro – “Mulheres e caça às bruxas”, da Silvia Federici
  • 12 de dezembro – “Enterre seus mortos”, da Ana Paula Maia

Edição: Lucas Koehler
Foto e informações: Leia Mulheres Joinville