Mira na Info, o programa do IGTV do jornal O Mirante, está de volta

O Mira na Info está de volta. O programa do IGTV do jornal O Mirante Joinville, publicado pela primeira vez março deste ano, também precisou passar por uma quarentena forçada, mas já está de volta à telinha do seu smartphone. A segunda edição do programa, que foi ao ar na quarta-feira (24), fala do problema e das medidas de enfrentamento à violência contra mulheres.

Antes de falar do tema, vamos saber um pouco do Mira na Info. A apresentação é de Jéssica Horr (foto), estudante de jornalismo que integra a equipe do jornal O Mirante. E, embora conte com a ajuda dos outros profissionais do jornal, Jéssica é a responsável por todas as etapas do processo. Roteiro, produção, entrevistas, apresentação e edição. É como diz o meme: “E a Jéssica faz tudo!”

Aliás, este processo está ainda mais desafiador com a pandemia, já que o trabalho está sendo feito em isolamento social. “Com certeza não foi fácil como no primeiro episódio, já que dessa fez eu fiz toda a produção bruta sozinha, de gravar, pensar em cenário e figurino, mas isso acaba até dando uma satisfação maior de ver o produto final pronto. Foi um processo difícil, mas gratificante”, revela a apresentadora, frisando que também contou com ajuda da equipe nesta edição, mas de maneira online.

Apesar desse contexto, ela não foi a única integrante do jornal que apareceu no programa. Nesta segunda edição, quase todas as mulheres da equipe participaram do quadro Redação Recomenda, em que jornalistas de O Mirante recomendam leituras, filmes e práticas aos espectadores. E tem muita dica boa nesse episódio.

Para Jéssica, a retomada do Mira na Info também serviu como distração em meio à situação difícil que todos vivem agora, além de ser um produto diferenciado para o público do jornal.

“Produzir algo que eu gosto me deu uma motivação que eu estava precisando. E eu senti que tanto o jornal quanto o público estavam precisando de conteúdos como o Mira na Info, que acaba fugindo um pouco do formato padrão que a gente está vendo de jornalismo remoto. Então eu vi também uma oportunidade em meio ao caos, por assim se dizer”, conta.

A advogada Ana Paula Nunes Chaves foi a entrevistada desta edição

O segundo episódio do Mira na Info, que seria lançado à época do Dia Internacional da Mulher, fala de violência contra as mulheres. Um problema gravíssimo no Brasil e ainda mais grave em Santa Catarina, que tem dados alarmantes e crescentes na questão.

Segundo dados do Ligue 180, as ligações sobre mulheres que foram agredidas aumentaram 36% em abril na comparação com o ano passado. Além disso, um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que o número de feminicídios aumentou 22% entre março e abril deste ano, comparado com o mesmo período em 2019. Além de números sobre este tipo de violência, o programa fala de projetos que tramitam na Alesc para enfrentar o problema.

O Mira na Info também traz uma entrevista com a advogada Ana Paula Nunes Chaves, especializada no tema. “A mulher que sofre a violência, muitas vezes, chega à delegacia e é surpreendida por um tratamento muito ruim”, comentou Ana Paula, em relação a um dos problemas relacionados à questão.

Veja a edição completa.