Movimentos e partidos realizam ato “Fora Bolsonaro” em Joinville

Movimentos sociais, partidos de esquerda e sindicatos realizaram, na manhã de sábado (20), uma manifestação pela saída de Jair Bolsonaro do governo. Cerca de 100 pessoas participaram do ato que ocorreu na Praça da Bandeira. Desse ponto, eles saíram em passeata pelas ruas centrais e voltaram à praça central. No caminho, mais apoios do que críticas.

Medidas para evitar o contágio pelo coronavírus foram tomadas e divulgadas com antecedência pela organização, como distanciamento entre os participantes, uso de máscaras e distribuição de álcool em gel. Para os manifestantes, o isolamento social é necessário para reduzir os efeitos da pandemia, mas a permanência do presidente no Palácio da Alvorada agrava ainda mais o problema no Brasil, que registrou mais de 50 mil mortos neste sábado.

“É por saúde, é por salário, eu quero o fim do governo Bolsonaro”, bradavam os manifestantes durante a passeata. Um dos pontos destacados é que não basta a saída apenas de Bolsonaro, mas também do vice, general Mourão.

“A mobilização é muito importante porque os trabalhadores vêm sendo atacados dia a dia com perda de renda, perda de emprego e de direitos fundamentais”, comentou Wanderlei Monteiro, líder sindical licenciado que estava presente ao encontro.

Com este, Joinville já teve quatro atos de movimentos populares durante a pandemia. O primeiro foi contra o racismo, o segundo sobre a volta do transporte coletivo na cidade e o terceiro protestava contra a violência do Estado, reunindo pautas contra Bolsonaro e contra o racismo, entre outras.

Álcool em gel foi distribuído entre os participantes – Foto: Cedida por Alex Sander Cardoso
Cartazes levavam mensagens políticas – Foto de Felipe Silveira
Manifestantes percorreram ruas centrais de Joinville – Foto cedida por Henrique Hoyer de Aquino
Concentração ocorreu na Praça da Bandeira – Foto cedida por Jane Becker
Famílias compareceram ao protesto – Foto cedida por Jane Becker
Jovens levaram faixas contra o governo – Foto cedida por Jane Becker
Movimento anarquista também compareceu ao ato – Foto cedida por Alex Sander Cardoso
Distanciamento entre manifestantes foi uma das orientações da organização – Foto cedida por Alex Sander Cardoso

Texto: Felipe Silveira
Foto no topo: Cedida por Henrique Hoyer de Aquino