Secretários de educação da região da Amunesc discutem sobre volta às aulas

Os secretários de educação dos municípios da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) realizaram uma reunião online, na quarta-feira (17), para discutir as demandas da educação durante a pandemia da covid-19 e a possibilidade de volta às aulas presenciais. O governo estadual pretende liberar o retorno às aulas no dia 3 de agosto.

Para os secretários de educação dos municípios da região, o momento é de apreensão. “Precisamos definir uma série de mecanismos, que vão desde o transporte escolar até os protocolos de segurança da alimentação escolar. É importante considerarmos as características e especificidade dos nossos municípios”, declarou a Secretária de Educação de Joinville, Sônia Regina Victorino Fachini.

Os gestores defenderam também a aplicação de um questionário sobre a possibilidade de volta às aulas para as famílias de crianças matriculadas na redes municipais de ensino.

A pesquisa com os pais e responsáveis das crianças e adolescentes que estudam nas redes municipais de ensino das cidades da região da Amunesc será desenvolvida pelo Colegiado de Educação e aplicada em todos os municípios, com o objetivo de auxiliar os gestores a tomarem decisões baseadas na percepção das comunidades.

A ferramenta será analisada na próxima reunião do Colegiado, agendada para o dia 25 deste mês.


Edição: Fernando Costa
Foto e informações: Amunesc