Joinville inicia inquérito epidemiológico para medir evolução da covid-19

A partir de segunda-feira (15), a Secretaria da Saúde de Joinville inicia o inquérito epidemiológico JOIN.COVID. Ao longo de oito semanas consecutivas, serão realizados 300 testes rápidos por dia, em uma população escolhida de forma randômica (aleatória) para fins de pesquisa do percentual de contaminação pelo novo coronavírus. No total serão aplicados 12 mil testes.

“O JOIN.COVID vai permitir avaliar a curva de contágio, se os casos da doença estão crescendo, em que velocidade e, posteriormente, acompanhar a queda da contaminação para possíveis afrouxamentos de medidas de isolamento e sanitárias”, explicou a gerente de Gestão Estratégica da Secretaria da Saúde de Joinville, Keli Bett.

O inquérito epidemiológico vai abranger todas as regiões do município. O contato inicial será realizado via telefone, pela equipe da Secretaria da Saúde, que vai coletar informações sobre os moradores da residência, situação de saúde e práticas de isolamento social. Um dos membros da família, de qualquer idade, será escolhido para fazer o teste rápido, que será realizado numa Unidade Básica de Saúde ou no Centro de Triagem da Covid-19.

O inquérito epidemiológico JOIN.COVID é uma das iniciativas criadas pela Secretaria da Saúde de Joinville para monitoramento da doença. Além desse novo estudo, o município também participa da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional (Epicovid-19)”, realizada pelo Ministério da Saúde via Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

A Epicovid-19 acontece em nível nacional e a amostragem é de apenas 250 testes por semana. Já a JOIN.COVID fará 1,5 mil testes semanais, o que, estatisticamente, revela a taxa real de contágio.

Para que o inquérito epidemiológico alcance os resultados desejados, a Secretaria da Saúde conta com o apoio da população. “É importante que a população colabore com nossos entrevistadores e, caso a pessoa seja escolhida, que realize o teste. A contribuição da nossa população nessa pesquisa é imprescindível para o seu sucesso”, destaca Keli.

Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo Web-Saúde, serviço disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Joinville, pelo Whatsapp. As mensagens de áudio, texto ou vídeo podem ser enviadas pelo número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.


Edição: Felipe Silveiraa
Foto e informações: Prefeitura