Prefeitura realiza limpeza de terrenos para conter dengue em Joinville

Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e combater a epidemia da doença, a Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, realiza a limpeza de terrenos na região dos bairros Aventureiro, Comasa, Jardim Paraíso e Pirabeiraba. Somente neste ano, em Joinville, 4.849 pessoas foram infectadas pela dengue.

Lixo encontrado pelas equipes da Vigilância Ambiental

Nesta segunda-feira (8), equipes trabalham na rua Helena Casagrande Ramos, no Aventureiro, e na Estrada da Ilha, em Pirabeiraba. As limpezas também aconteceram nas ruas Dionéia, Circinos e na avenida Urano, no bairro Jardim Paraíso. Em apenas um dos pontos que passou por limpeza, 12 caminhões de entulhos foram retirados.

A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Subprefeituras Regionais nos bairros com maior número de focos do Aedes aegypti e nos locais com maior número de pessoas infectadas pela doença.

“É um trabalho de recuperação, prevenção e promoção da saúde. Combatendo os focos do mosquito da dengue, também eliminamos possíveis criadouros de escorpiões e ratos, evitando, além da dengue, a proliferação de outras doenças, como a leptospirose”, explicou Henrique Deckmann, gerente do Serviço de Vigilância em Saúde.

Para ele, é importante que as pessoas participem das ações de prevenção e façam a sua parte no combate às endemias, não acumulando lixo em seus terrenos, em espaços públicos ou terrenos baldios.

Áreas com acúmulo de lixo ou possíveis focos do mosquito da dengue podem ser denunciados pela Ouvidoria, no site da Prefeitura de Joinville, ou via Whatsapp, através do canal Web Saúde, no número (47) 3481-5165. Até o dia 3 de junho, mais de 2.300 focos do mosquito já haviam sido encontrados.


Edição: Felipe Silveira
Fotos: Divulgação
Informações: Prefeitura