Orquestra Prelúdio e Vox Camerata interpretam Bach em vídeo

A Orquestra Prelúdio e o coral Vox Camerata, ambos de Joinville, lançaram um vídeo conjunto onde interpretam a cantata “Jesus, Alegria dos Homens” (Jesus bleibet meine Freude, em alemão), uma das músicas mais famosas do compositor alemão Johann Sebastian Bach. A interpretação foi orquestrada pelo maestro Rafael Huch.

De acordo com o maestro, os músicos haviam ensaiado a música para uma apresentação que ocorreria na comemoração do aniversário da cidade de São Francisco do Sul, no dia 15 de abril. A pandemia do novo coronavírus (covid-19) veio e impossibilitou a apresentação da música para um público ao vivo, no local.

Os grupos, então, decidiram gravar a música em vídeo, cada um de sua casa. Após os ensaios individuais, cada um dos participantes gravou um vídeo de si tocando a sua parte da música e enviou para Rafael que, junto com um editor, fez os ajustes necessários para tornar as gravações individuais em uma orquestra com coral completa.

“É um desafio fazer esse tipo de trabalho, porque com grupos e música é preciso timbrar com os companheiros da sessão de instrumentos ou da sessão vocal”, disse Rafael. O termo “timbrar” é utilizado no meio musical e significa alcançar as mesmas notas e volumes entre instrumentos e vozes distintas.

O maestro explica que os meios digitais são atualmente o único caminho viável para que os músicos possam continuar se apresentando, de alguma forma, para o público. “A internet se tornou a única possibilidade para que o trabalho pudesse acontecer”, disse.

Entretanto, acredita que o canal possibilite a conquista de novos públicos. “Essa apresentação (Jesus, Alegria dos Homens, de Bach) já ultrapassou 50 mil visualizações em todas as plataformas. Nós chegamos, talvez, em muito mais pessoas do que se tivéssemos chego através de uma apresentação com limite de pessoas”, afirma.

Confira os grupos interpretando Bach, em vídeo, abaixo:


Texto: Fernando Costa
Foto: Captura do vídeo