Udesc oferece curso gratuito sobre funções mentais e jogos digitais

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferecerá, através do Programa de Extensão Interagir, um curso online gratuito sobre as funções mentais em relação com os jogos digitais. As inscrições devem ser feitas através deste link.

O curso “Jogos Digitais e Funções Executivas” tem carga horária de 12 horas. O curso começa no dia 28 de maio e vai até o dia 8 de junho, com duas videoconferências, nos dias 1º e 8 de junho, que ocorrerão das 17h30 às 18h30. As demais atividades do curso poderão ser realizadas pelos alunos sem precisarem estar conectados ao mesmo tempo. Não há limite de vagas.

O projeto tem como público alvo pessoas ligadas às áreas de Ciência da Computação, Game Design, Licenciaturas, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação e Terapia Ocupacional, tanto em nível técnico, de graduação ou pós-graduação.

O curso vai tratar sobre funções executivas e o conjunto de processos mentais que elas formam e que permitem o controle do tráfego de informações no cérebro enquanto uma pessoa executa uma tarefa. Além disso, vai abordar habilidades como: tomada de decisão, autocontrole, flexibilidade de pensamento, disciplina, planejamento e memória operacional e a conexão que elas têm com o design dos jogos digitais, por meio da neurociência.

Os participantes precisam de um computador ou dispositivo móvel (smartphone ou tablet) com acesso à internet para interagir com os materiais didáticos (apostilas e videoaulas) disponibilizados via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Ao final do curso, receberão certificado e poderão validar como atividades complementares ou horas de capacitação.

O curso integra o projeto de pesquisa de Katiane Krause, aluna do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da Udesc Joinville e é orientado pelos professores Isabela Gasparini e Marcelo da Silva Hounsell.


Edição: Fernando Costa
Foto e informações: Udesc Joinville