Drive-thru para arrecadar alimentos e ração ocorre neste sábado

A Anhanguera Joinville realiza neste sábado (16) o seu primeiro Drive-Thru Solidário, em frente ao prédio da Câmara de Vereadores. A ação ocorre das 8 às 14 horas, com a expectativa de arrecadar alimentos, produtos de limpeza e ração para cães e gatos. Os mantimentos arrecadados serão doados para a projeto social Partilhando o Pão e para a Frente da Ação pelo Direito dos Animais (Frada).

Para manter a segurança da população disposta a ajudar, a estratégia foi criar um drive-thru. O motorista chegará até o ponto de coleta, em frente à CVJ, e depositará sua doação numa caixa higienizada preparada pelos alunos de medicina veterinária da Anhanguera Joinville, curso organizador da ação. Não será necessário descer do carro. Os alunos estarão a postos, em duplas, utilizando equipamentos de segurança como luvas, máscaras, avental e produtos para higienizar o local. Nenhum contato será feito entre os estudantes e a população disposta a ajudar.

Elder Ferrari, diretor da Anhanguera Joinville, afirma que o momento delicado exige um olhar amplo, para todos os aspectos da sociedade. “Tanto as ações sociais como a causa animal são nobres e muitas famílias e instituições, no atual contexto econômico, dependem dessas doações. Atenta a este cenário, a Anhanguera Joinville resolveu desenvolver o drive-thru, ação solidária que mantém a segurança de todos em relação à covid-19”, explica Ferrari.

A iniciativa também visa a incentivar a população a ter empatia. “Muitos acham que não vão ajudar doando o pouco que podem. Queremos mostrar o contrário: o pouco doado de alimentos e ração, independentemente do produto, se tornará bastante com a adesão de várias pessoas”, completa o diretor.

Outro ponto importante, segundo Carla Regina Pires, coordenadora do curso de veterinária da Anhanguera, é o envolvimento dos alunos com a comunidade: “Queremos despertá-los para a responsabilidade social e sabemos que, como profissionais, precisam praticar a solidariedade e desenvolver esse olhar para a necessidade do próximo”.

Projetos sociais

A ação arrecadará alimentos e produtos de limpeza que serão direcionados ao Partilhando o Pão, projeto social que serve refeições aos moradores de rua da cidade diariamente. Além do jantar, os atendidos tomam banho, cortam o cabelo, fazem a barba e ganham roupas limpas. O projeto atua em bairros com alto índice de vulnerabilidade social de Joinville.

A Frada receberá as doações para cães e gatos. A instituição atua há 11 anos pela causa animal na cidade. A equipe da Frada enfatiza que as necessidades de cães e gatos salvos de maus-tratos aumentaram muito devido à pandemia do coronavírus, além das dificuldades de arrecadação.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Governo de SC
Informações: Assessoria