Joinville registra 494 novos casos de dengue em uma semana

Joinville registra 1.696 casos de dengue em 2020. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde de Joinville, divulgado nesta quarta-feira (6), são 494 casos a mais do que o número divulgado na quarta-feira passada (29). Além dos casos confirmados, 2.937 pessoas ainda aguardam resultados dos exames. De todos os exames realizados na cidade, apenas 195 suspeitas foram descartadas.

O bairro com mais casos de contágio é o Comasa, com 492 registros. É o terceiro com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Foram 115 focos encontrados pelas autoridades sanitárias no bairro. No ranking dos contágios, Jarivatuba (249), Guanabara (176), Fátima (108) e Boa Vista (98) vem na sequência.

Os bairros com maior número de focos do mosquito são Aventureiro (154), Boa Vista (128), Comasa (115), Itaum (107), Jardim Iririú (82) e Boehmerwald (81).

Nesta quarta-feira (6, a Prefeitura de Joinville deu início a um mutirão de combate à dengue no bairro Aventureiro. A ação no bairro vai até sábado (9), sempre das 8 às 11h30. Durante o trabalho, os agentes visitam imóveis para fiscalizar possíveis focos do mosquito. Os moradores recebem orientações de como manter o ambiente limpo, não deixar água acumulada e contribuir para o enfrentamento da doença.

As ações comunitárias de combate à dengue já aconteceram nos bairros Guanabara, Jarivatuba, Comasa, Espinheiros e Jardim Iririú, e devem continuar sendo realizadas em outras regiões também infestadas pelo mosquito. O mutirão tem a participação de outros órgãos e entidades, como Subprefeitura da Região Nordeste, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Defesa Civil de Joinville, 62º Batalhão de Infantaria, Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Polícia Militar, além de funcionários da Tupy, que ajudam como voluntários.


Texto: Felipe Silveira
Fotos: Divulgação
Informações: Prefeitura